Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: No Programa A Voz do povo da Rádio Caiari FM, 103,1 desta terça-feira, (25/04), o convidado é o secretário municipal de trânsito de Porto Velho, Anderson Pereira. A entrevista foi conduzida pelo jornalista e Advogado Arimar Souza de Sá e trouxe em pauta, atividades que vem sendo desenvolvidas para a melhoria do trânsito da Capital.
AÇÕES NA PASTA:
De acordo com o secretário, ações para sinalização em toda a cidade vêm sendo cumpridas dentro do cronograma traçado pela municipalidade. Segundo ele, até o momento, são 400km de ruas sinalizadas, que contribuem para diminuir o índice de acidentes.
ESTRUTURAÇÃO DA SECRETARIA:
Anderson informou que a Secretaria Municipal de Trânsito-SEMTRAN, vem sendo estruturada com profissionais técnicos habilitados. Os agentes de trânsito também passam por capacitação para atuarem através da educação, que visa orientar, antes de multar o cidadão. “É importante criar uma consciência educativa nos motoristas, para que o mesmo entenda que o agente está ali para orientá-lo”, explica o secretário.
TRANSPORTE COLETIVO:
Durante a entrevista foi questionado sobre o transporte coletivo urbano. O chefe da pasta destaca que a Capital conta com uma frota de ônibus de excelente qualidade, que vem sendo melhorada desde a época da pandemia. Os ônibus são equipados com serviço de internet e climatização. “Agora buscamos melhorar a quantidade da frota, já fizemos o pedido para que haja esse aumento” acrescentou. A Semtran busca melhorias também dos abrigos de espera do transporte coletivo, o objetivo é oferecer espaços com climatização e abertura para divulgação de publicidade dos empresários locais.
MOBILIDADE URBANA:
Pereira disse que está em fase de licitação projeto de mobilidade urbana da cidade, bem como de melhoria das paradas de ônibus. Sobre o transporte público ele assegurou que existe um controle rígido desde a entrada do usuário no ônibus, inclusive com fotografias que ficam armazenadas em caráter sigiloso, quando do tempo que leva o coletivo para cumprir sua rota.
CUIDADOS COM CARROS DE APLICATIVO:
Anderson também alertou à população com os cuidados que devem tomar ao utilizar carros de aplicativo, para que não façam uso de serviço clandestino. “A orientação é que a população peça o veículo pelo aplicativo para garantir sua segurança, e nunca aceitar proposta de carros não cadastrados. Já entramos na justiça porque a UBER se nega em fornecer a relação dos motoristas”, aponta.
O secretário aproveitou a oportunidade e tirou dúvidas dos ouvintes do ‘A Voz do Povo’ que participaram ao vivo do programa. A população fez denúncias e também parabenizou o chefe da pasta pelo trabalho que vem realizando.