• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025

Ex-senador Amorim inaugura novo quadro no programa e fala sobre a nova e a velha política

Amorim é um dos desbravadores de Rondônia e coleciona um histórico de cargos políticos no Estado.


Rondonotícias

Publicada em: 26/04/2023 13:12:25 - Atualizado


PORTO VELHO-RO: No Programa A Voz do povo da Rádio Caiari FM, 103,1 de quarta-feira (26/04), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o entrevistado foi o ex-Senador Ernandes Amorim. O convite faz parte de uma programação especial para que pioneiros de Rondônia e outras  grandes figuras, abram debates comparando os cenários do Estado do passado e atualmente.

Chegado em Rondônia no ano de 1975, vindo do estado da Bahia, o ex-senador era então militar e escolheu o Estado para servir o Exército e investir no plantio de cacau. Ernandes instalou residência em Ariquemes, localidade  que fundou juntamente com pequenos grupos familiares. 

O pioneiro conta que para chegar ao município demorou cerca de 12 dias, saindo de Cuiabá. “Rondônia ainda era tida como Território Federal, na época que cheguei era tudo muito difícil, aqui a malária reinava. Demorei cerca de 12 dias para chegar em Ariquemes, enfrentando atoleiros e outras dificuldades”, detalhou Amorim. O entrevistado exerceu várias funções representativas, foi vereador e prefeito de Ariquemes por dois mandatos e atuou como deputado estadual, federal e também Senador da República.

Arimar questionou o ponto de vista do entrevistado se os antigos problemas do Estado estão vinculados com as dificuldades atuais enfrentadas por todos. Amorim respondeu destacando a importância da ocupação de maneira organizada da Amazônia, com o objetivo de garantir a segurança do Brasil, evitando que países interessados em explorar essa região nativa possam invadir nossas terras. Acrescentou que o agronegócio e os produtores rurais do Estado devem continuar sendo fortalecidos. “Antes importávamos produtos, grãos de outros países e hoje somos os maiores exportadores do mundo e é através do agronegócio e produção rural que o Brasil vai continuar crescendo”, explica o pioneiro.

Amorim criticou com veemência a Lei de Crimes ambientais que autoriza as forças de seguranças a destruir equipamentos dos supostos infratores, como helicóptero, aviões, retroescavadeiras, dragas etc... Para o ex-senador isso é fazer justiça com as próprias mãos, portanto, segundo ele, é um suposto crime sendo combatido por outro.

O procedimento de destruição de maquinário como motosserras, tratores e veículos é regulamentado pelo decreto 6.514, de 2008 e tem como objetivo tornar o preço do delito ambiental oneroso para o infrator.

No último bloco, Amorim criticou a nova política e a ausência de ação efetiva dos poderes públicos principalmente no setor rural. "Eu acho uma frouxidão no Estado não coibir com veemência aqueles que invadem as propriedades alheias e destroem seus bens. Se eu fosse governador, eu agiria com o rigor da Lei e expulsava esses vagabundos que não respeitam a propriedade privada", esbravejou.  

Ernandes respondeu também aos ouvintes do programa ‘A Voz do Povo’ que participaram massivamente ao vivo, parabenizando o legado construído pelo desbravador, relembrando as grandes ações enquanto político e representante da população rondoniense.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:



Fale conosco