• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025

Cientista político dá aula de cidadania e representatividade popular na Voz do Povo

O bate-papo foi marcado pela troca de experiências no âmbito da política.


Rondonotícias

Publicada em: 27/04/2023 12:58:31 - Atualizado



PORTO VELHO-RO: No Programa A VOZ DO POVO da Rádio Caiari FM, 103,1 desta quinta-feira, (27/04), o entrevistado foi o Professor Doutor de Ciências Políticas, Sávio Lessa. A entrevista trouxe como pauta análises do quadro político e social no plano nacional e do Estado de Rondônia. A entrevista foi conduzida pelo jornalista e Advogado Arimar Souza de Sá, com transmissão Estadual.

Borges iniciou o bate-papo enfatizando a importância de existir uma disciplina escolar, para que desde a mais tenra idade o jovem comece a formar sua consciência política, sobre os assuntos a sua volta. “As pessoas precisam deixar de viver a política somente no período eleitoral, muitas vezes o cidadão esquece até em quem votou”, detalha. 

Segundo o professor universitário, conhecer o processo politico eleitoral, saber qual o papel e a atribuição de cada personagem do jogo político é tarefa que se impõe para uma mudança efetiva neste setor.

O catedrático comentou ainda sobre a necessidade de haver também dispositivos de penalidade que criminalizem o “estelionato eleitoral”, para que políticos que ascendam à cargos públicos não  se utilizem de promessas mentirosas. Acrescentou ainda que a PEC da Censura poderá ser positiva para o controle de Fake News em períodos eleitorais, pois essas notícias são utilizadas, muitas vezes, para dar a vitória à candidatos de caráter duvidoso. "Nos dias atuais o que se vê são excelentes marqueteiros que ganharam as eleições sem conhecer nada do processo legislativo", enfatizou.

Sobre os atentados do dia 8 de janeiro, em Brasília, que ficou marcado pela depredação de aparelhos da instituição Federal, Sávio contribui dizendo que o país se encontra em estado de polarização e isso traz extremismos de ambos os lados. “O que causa mal-estar é esse extremismo instalado no nosso país, é importante dar vazão às representatividades de todos os seguimentos”, explica.

Lessa não tipificou como terrorismo os atos de 08 de janeiro. "Não há amparo legal para chamar de terrorismo o que aconteceu em Brasília.  Terrorismo segundo ele, são ações violentas cometidas por indivíduos que desejam intimidar as pessoas para defender uma causa ou ideologia.

O conceito ainda conforme Professor Lessa, é comumente associado com atentados de grupos fundamentalistas islâmicos e de homens radicalizados que promovem tiroteios, geralmente em escolas"

Ouvintes de todas as idades participaram em massa ao vivo do programa “A Voz do Povo”. Tiveram dúvidas esclarecidas, deixaram mensagens positivas e elogios para a entrevista que foi, segundo os mesmos, “uma aula de política na rádio”.

O programa convida diariamente personalidades de todo o Estado para trocar experiências e informações, sempre com a participação do povo.


Fale conosco