Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: No Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (29/04), o entrevistado foi o Secretário Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudir Rocha.
A entrevista foi conduzida pelo jornalista e Advogado Arimar Souza de Sá, o programa traz convidados de segunda à sexta-feira e tem início ao meio dia. A entrevista trouxe a debate, pautas como pessoas em situação de rua, acolhimento dos imigrantes e estruturação da Semasf, para deflgração da política de assistência social.
Claudir, abriu os debates falando de sua inclinação para tratar de pessoas as quais o destino deu uma vida sem qualidade. Sou filósofo, teólogo e fui seminarista, atuei no município de Guajará Mirim, com o pensamento sempre voltado em proteger os menos abastados pela sorte, disse.
O secretário destacou o funcionamento do Centro Pop, Dom Moacyr Grechi, em Porto Velho, que realiza um magnifico trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo as principais refeições do dia, banho, espaço para lavar roupas e oficinas com atendimento conjunto com psicólogos.
O secretário explanou que este é um público em que os resultados dos trabalhos demoram a aparecer, pois é feito um lento passo-a passo de resgate de confiança e também de auto estima dessas pessoas. “Trabalhar este público é um processo muito demorado até chegarmos a uma recuperação total dos mesmos, pois eles não estão dispostos a confiar nas equipes e manter uma mudança de vida, mas o nosso papel é não desistir e seguiremos lutando”, explica.
Claudir Rocha detalha que a Semasf passou por um processo de reestruturação, principalmente na frota de veículos que possibilita os técnicos realizarem atendimento nas localidades mais distantes da Capital. Os abrigos de crianças e adolescentes, de imigrantes, de pessoas em situação de rua, também passaram por renovação gerando uma melhor estrutura na atenção às pessoas que buscam pela assistência social.
Rocha fez questão de dizer que este trabalho tem que ser discreto, por lei, para proteger as pessoas usuárias da política do setor. "Temos vários abrigos em Porto Velho, oferecemos banho, café da manhã, roupas e procurador restabelecer a dignidade daqueles que a perderam no tempo e espaço, enfatizou.
O titular da pasta da SEMASF disse aos ouvintes da Voz do Povo, que os feitos positivos que sua secretaria vem recolhendo, se deve ao esforço de seus colaboradores e o incondicional apoio do prefeito Hildon Chaves e do Secretário Geral de Governo, Fabrício Jurado. Segundo Claudir, a sensibilidade do secretário SGG tem sido fundamental na coordenação e cobrança das atividades que executa.
A Voz do Povo, durante debate dos temas, registou uma fantástica audiência. Diversos ouvintes fizeram grandiosa interação e aproveitaram para informar ao secretário sobre pessoas em situação de vulnerabilidade para que os técnicos da Semasf possam realizar o atendimento necessário, além de esclarecer dúvidas sobre os meandros da política de acolhimento desenvolvida pela Secretaria.