• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025

Dançarina negra relata abordagem racista da PF em aeroporto de Rondônia

Marcelly fez uma transmissão ao vivo ao sair da abordagem. Ela disse que foi a única passageira chamada pelos agentes.


UOL

Publicada em: 02/05/2023 18:02:59 - Atualizado

BRASIL: A dançarina Marcelly Batista denunciou, por meio de um vídeo em seu perfil no Instagram, o que considerou uma abordagem racista de agentes da PF (Polícia Federal) durante embarque de passageiros em seu voo no Aeroporto de Rondônia, no sábado (29).

O que aconteceu? 

Marcelly fez uma transmissão ao vivo ao sair da abordagem. Ela disse que foi a única passageira chamada pelos agentes.

A dançarina, uma jovem negra, tem passagens por programas de TV como o Faustão na Band, no qual integrou o balé em 2022.

"Estava aqui sentada no Aeroporto de Rondônia sozinha. E aí do nada os caras da Polícia Federal vieram e me pararam. Me levaram para uma sala sozinha, me revistaram, mandaram eu soltar a trança. Me levaram pra sala sozinha, revistaram minha bolsa. Me mandaram tirar a trança. "Solta aí a trança". Pediram o cartão [de embarque] e tiraram foto".

Mano, isso é muito chato. De verdade, é muito chato. Estou fazendo isso para deixar registrado. Qualquer coisa... Vamos fazer conexão em Cuiabá para depois ir para São Paulo. Eles pegaram meu celular e ainda pediram para eu passar a senha. E eu na minha inocência, nunca tinha sido abordada... Eles pediram a minha senha e eu dei. A menina me revistou, mandou eu soltar a trança e ele [o policial] com meu celular. Viu a mensagem do meu namorado, viu a mensagem do grupo. Ele olhou várias coisas nada a ver para ver se eu estava fazendo alguma coisa errada.

No seu perfil no Instagram, a dançarina também escreveu sobre o episódio: "Constrangimento hoje no aeroporto de Rondônia. "Abordagem sem motivo" a única escolhida para abordagem deles" "É isso que passamos, sem motivo nenhum eles me pararam e eu já tinha passado pelo RAIO X e tudo ok". O UOL questionou a Superintendência da PF em Rondônia e o comando da corporação sobre a abordagem, mas ainda não houve resposta.

Veja o vídeo:



Fale conosco