Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: No Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 de terça-feira, (02/05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o entrevistado foi o Secretário Municipal de Obras, Diego Lages.
O bate-papo levantou pautas como as principais frentes de obras que vêm sendo executadas em bairros de Porto Velho e sobre ausência do poder público com ações na região do Cai N'água, região central da cidade.
O secretário que visitou o programa pela primeira vez, iniciou a entrevista falando sobre a obra da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que está prevista para ser entregue em quatro meses. Segundo ele, os trabalhos estão em fase de finalização e a empresa que terá a concessão do local e foi escolhida através de licitação e já está fazendo os levantamentos necessários para dar continuidade às atividades.
Lages fez ainda um apanhado do cenário atual de obras de recapeamento em toda a cidade. Ele destaca que essa frente de trabalho teve foco total neste início de ano, já que as obras de asfaltamento nos bairros tiveram que parar por conta do período chuvoso. “Porto Velho já soma 250 km de recapeamento, um trabalho muito importante pois revitaliza muitos pontos da cidade. As frentes de asfaltamento retornarão com todo vapor agora com o fim das chuvas”, explica.
Ele detalhou que as ações realizadas pela Semob são sistematizadas e cumprem um cronograma por bairros. “Quando entramos em uma região é para trabalhar do início ao fim, sem deixar nenhuma rua para trás”, relata. O secretário acrescenta que até o final do mandato do prefeito Hildon Chaves, a meta é resolver pelo menos 90% dos problemas que a Capital enfrenta rotineiramente.
Além das obras asfálticas, Diego ressaltou o início dos trabalhos para a construção da nova rodoviária. As revitalizações realizadas na Estrada dos Periquitos, no Ulisses Guimarães e Estrada do Belmont no bairro Nacional.
Sobre as questões levantadas pelo apresentador em relação ao abandono do Centro, com terrenos baldios em que o matagal está invadindo as vias, faixas de lojas caindo aos pedaços, calçamento irregular, entre outras denúncias, o secretário afirmou que as questões estão contidas no Plano Diretor Municipal e a secretaria responsável, a Semusb, que já está realizando um trabalho para solucionar esses e outros impasses.
Com a voz dada aos ouvintes, foram muitos elogios ao chefe da pasta, mas também bastante denúncias, principalmente em relação ao desserviço que vem sendo realizado pela Caerd, com a destruição do asfalto feito pela Prefeitura. Lages conta que já foi realizado um protocolo contra a companhia o quebra-quebra que a companhia realiza nas ruas quando da realização de conserto de canos etc., mas que até agora a situação continua a mesma.
No último bloco do programa, a população dos bairros, que já foi contemplada com as bem feitorias da Prefeitura, enviou mensagens de agradecimento ao secretário. A equipe da Semob também estava ligada na sintonia do programa e deixou um recado de carinho ao apresentador.
No início do programa, ainda antes de iniciar a entrevista com o secretário Lages, Arimar comentou sobre uma carta deixada na rádio por uma ouvinte, a funcionária pública aposentada Maria das Graças Melo de Souza, de 72 anos, que é cadeirante e diz encontrar muita dificuldade quando vai a algum órgão público, pois os mesmos não dispõem de cadeiras de rodas para atender àquelas pessoas que possuem mobilidade reduzida e pediu às autoridades responsáveis que pensem nesta questão com carinho.