Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO -Os atendimentos psicológicos feitos na rede pública de Porto Velho cresceram 50% em 2022 se comparado ao primeiro ano da pandemia de Covid-19: 2020. Os dados foram cedidos à Rede Amazônica pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da Capital.
Ao longo dos anos, os registros cresceram gradativamente. Entre 2020 e 2022 foram registrados cerca de 16 mil atendimentos a mais. Somente nos três primeiros meses deste ano, quase 13,5 mil assistências foram realizadas.
Apesar disso, o pior dos últimos cinco anos quanto aos acompanhamentos psicológicos foi 2019, quando a Prefeitura fez mais de 63 mil atendimentos.
Nos últimos cinco anos, quase 200 mil atendimentos psicológicos foram realizados em Porto Velho.
Em Porto Velho, o serviço psicológico gratuito pode ser acessado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). No entanto, o Município informou que por conta do aumento na demanda, abriu outro serviço no no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com psicologia em dois turnos.
Os atendimentos acontecem durante todo o ano e as unidades de atendimento psicossocial trabalham com o acolhimento de pessoas com depressão, transtornos mentais ou dependentes químicos. Vale ressaltar que todas as unidades oferecem apoio médico por meio de terapias e consultas médicas.
Centro de Atenção Psicossocial l (CAPS l)
Centro de Atenção Psicossocial Três Marias (CAPS Três Marias)
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD)