Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
BRASIL - A Secretaria de Atenção Básica, do Governo Federal publicou na manhã de hoje um documento informando a suspensão temporária do cronograma de inscrições dos municípios interessados nas vagas disponibilizadas pelo Governo para o Programa Mais Médicos.
O prazo dos recursos para a adesão terminaria na data de hoje, sexta-feira (05/05) e em seguida um novo edital que abriria para a inscrição dos profissionais seria publicado. Com a suspensão do certame, o processo fica parado ainda na etapa de adesão, gerando ansiedade nos muitos médicos que esperam pelo edital.
O anúncio da retomada do programa se deu ainda no início deste ano, a promessa era que o edital seria lançado em março, ainda que com alguns atrasos existiu de fato a publicação do mesmo, porém a celeridade prometida por representantes do Governo ainda não foi colocada em prática.
Com a repaginada que recebeu neste ano, o Mais Médicos trouxe uma proposta de contratação de mais 6mil médicos. Serão priorizados aqueles profissionais que já possuem registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e os que já trabalharam no programa em anos anteriores.
Por último na lista de prioridades, estão os médicos brasileiros que se formaram no exterior. A tensão é principalmente para este último grupo, que espera por uma oportunidade de trabalhar até ser aprovado no processo de revalidação, o qual tem sido bastante criticado pelos participantes, por apresentar um caráter de injustiça em suas correções.
Os profissionais seguirão na espera da continuidade do edital e a população segue aguardando a reestruturação na saúde, que foi prometida pelo Governo Federal.