Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - - Os casos de pneumonia registrados em Porto Velho em 2022 registraram um aumento de 41% se comparado aos atendimentos feitos no ano anterior. Os dados foram repassados à Rede Amazônica pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Com relação a 2023, somente de janeiro a abril foram atendidos 373 pacientes com pneumonia na rede pública de saúde municipal.
A pneumonia é uma doença inflamatória nos pulmões causada por microorganismos ou a inalação de substâncias que comprometem as estruturas pulmonares. Existem três tipos: viral, bacteriana e fúngica.
A Rede Amazônica conversou com a pediatra e médica intensivista Pamela Peres, que explica sobre os principais sintomas da pneumonia e tira dúvidas sobre a doença. Confira:
Apesar da diminuição de casos, pneumonia se torna preocupação em Porto Velho
Os sintomas são bem parecidos, mas com alguns detalhes diferentes. Sabe a gripe que não passa? Não começa a melhorar em cinco dias? É um sinal de pneumonia. Se a febre e a tosse persistem também pode ser algo além da gripe.
Quando a tosse atrapalha o sono, a alimentação e principalmente se é acompanhada de cansaço para respirar, é necessário procurar ajuda médica.
Sim, infelizmente. As pneumonias podem acontecer por várias causas, sendo que as mais comuns são as causas infecciosas.
Se você tem uma gripe, ela vai durar em média sete dias. Os quadros persistentes podem evoluir para pneumonia secundária a uma gripe, rinite, sinusite e faringite, no caso de crianças. Essa bactéria pode migrar das vias áreas superiores para as vias aéreas inferiores e acabar causando uma infecção pulmonar.
Toda pneumonia tem sintoma. Uma das coisas que a gente vai observar é que a pneumonia precisa ter o cansaço: se não tem cansaço, não temos pneumonia. Dificuldade respiratória, dor no peito, tosse persistente, febre persistente por mais de três dias: todos esses são sintomas de pneumonia.
Sim. Nas crianças, a principal forma de prevenção é trabalhar a imunidade. O leite materno é a principal forma de prevenção, sendo que deve ser oferecido de forma exclusiva até os seis meses de idade do bebê.
Outra coisa importante é a convivência com a natureza: preferir locais abertos, evitar aglomerados, evitar locais fechados. As medidas de higiene básicas também são importantes, principalmente a lavagem nasal.
Nosso nariz funciona como um filtro. Se a gente mantiver essa higiene nasal a chance de evoluir para um quadro de pneumonia é menor.
No entanto, a medida mais importante de prevenção é a vacinação.
Em Porto Velho, as vacinas de rotina são oferecidas nas unidades de saúde de cada bairro.