• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025

Professor Tavares debate na 'Voz do Povo' atendimento nas redes pública e privada

Dentre os princípios básicos que estão voltados para o atendimento ao público, está a qualificação do capital humano...


Rondonotícias

Publicada em: 11/05/2023 16:36:08 - Atualizado


PORTO VELHO-RO: No Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1, desta quinta-feira, (11/05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o entrevistado foi o professor e administrador de Empresas  Francisco Tavares. 

Na  questões voltadas para a qualidade de atendimento, dispensado aos usuários da rede pública e privada. 

A entrevista iniciou com o convidado cumprimentado os ouvintes e elogiando o programa, pontuando que as entrevistas chegam realmente onde o povo está.

Tavares segue comentando que as pautas são de grande relevância, uma vez que diariamente se recebe sucessivas denúncias relatando mau atendimento e até maus tratos nos setores da vida humana. O professor agrega dizendo que um bom atendimento ao público passa primeiro pela educação, e, segundo ele, é necessário priorizar o treinamento das pessoas que irão oferecer este serviço. “Dentre os princípios básicos que estão voltados para o atendimento ao público, está a qualificação do capital humano que é a mão de obra; sem treinamento, não há um crescimento efetivo”, detalha.

O entrevistado conta que as empresas devem preparar os trabalhadores a olhar de maneira humanizada para o público, pois antes de um usuário dos serviços prestados, ali há um ser humano dotado de sentimentos. “Muitas vezes o servidor não pensa em como o outro vai se sentir recebendo aquele tipo de tratamento, as pessoas são seres humanos, antes de qualquer outra coisa”, explica.

O povo deu voz ao programa e participou enviando mensagens com denúncias dos atendimentos ruins recebidos principalmente na rede pública. “O pior tratamento é nos órgãos públicos, os servidores não se importam em oferecer um péssimo serviço pois eles têm estabilidade no trabalho, mesmo a gente denunciando, eles sabem que não vão ser demitidos”, denunciou um ouvinte. 

Professor Tavares acrescentou comentando que um bom atendimento não deveria ter como base a estabilidade do trabalho, uma boa educação tem que vir de berço. “As pessoas já saem de casa jogando seu lixo pessoal nas demais, respeito e cordialidade, não fazem mal a ninguém”, acrescentou o professor.

Outro ouvinte aproveitou para desabafar ao vivo “Até pagando a gente é mal atendido, nos mercados, lojas, parece que estão ali nos fazendo um favor”, disse o participante. 

Tavares finalizou orientando aos gestores que sejam bons líderes, para que também seja criado um bom ambiente de trabalho e isso seja refletido em quem busca por atendimento. Ele diz que a gestão de pessoas deve realmente funcionar com efetividade, sair do papel e ser colocada na prática. “Não posso escolher uma pessoa estressada para atender ao público é necessário treiná-la deixando claro que o tratamento é com pessoas e exemplificou: "Como gestor eu devo saber mensurar quem tem o melhor perfil para a função e garantir que o ambiente de trabalho seja o melhor possível”, finalizou.


Fale conosco