Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 de terça-feira, (16/05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Márcio Pacele-PSB. Na oportunidade, foram debatidas as mais variadas pautas no âmbito municipal.
O vereador inaugurou sua fala comentando sobre as leis aprovadas no município que são de sua autoria e citou a Lei 2.310/2016 que dispõe sobre a criação do bairro Rosalina de Carvalho, com toda a regularização das propriedades.
Falou sobre a lei 2.223/2015 que versa sobre a transparência nas ações no âmbito município de Porto Velho, a lei 2.234 que assegura a matrícula de alunos com deficiência locomotora permanente nas escolas municipais, lei 2.326 que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial de eventos, as comemorações culturais do município de Porto Velho, lei 844/2021 que institui o Código Municipal de Defesa do Consumidor.
“São vários projetos que eu já apresentei e hoje são considerados Leis no município de Porto Velho, tenho feito meu trabalho com eficácia e transparência, aprovando projetos de lei que beneficiam a população”, destacou.
Márcio esclareceu que a Câmara Municipal é um poder independente da Prefeitura de Porto Velho, porém não abre mão de caminhar em união com o poder executivo. “Isso é algo que temos coordenado entre todos os 21 vereadores, que a independência da Câmara é intocável”, relatou.
Ele falou ainda sobre o aumento do IPTU que foi enfiado 'goela abaixo' neste ano à população. “Hoje o povo continua pagando o mesmo valor do imposto que pagou no ano passado, só teve o acréscimo da inflação, então já está tudo resolvido sobre isso”, destacou.
Sobre a regularização fundiária em Porto Velho ele enfatizou destacou a legalização de áreas distritais como Nova Califórnia e União Bandeirantes. “Na próxima sexta-feira estaremos no distrito de Extrema para falar também sobre a regularização daquele local, que já está bem avançada”, acrescentou.
Márcio Pacele discorreu sobre a questão da segurança pública no município, tendo em vista os números alarmantes crimes que vêm ocorrendo na cidade. Ele comentou que já se reuniu com as autoridades deste setor e que tem agenda marcada com o comandante da Polícia Militar e Secretário de Segurança “É fundamental também ter mais policiais nas ruas”, reclamou.
Os ouvintes lotaram o programa de mensagens parabenizando as pautas levantadas pelo apresentador e o convidado, dando sugestões para agregar no trabalho do vereador e tirando dúvidas sobre limpeza da cidade, ambulantes, avanços nos distritos, esporte, entre outros. O ponto de maior reclamação dos ouvintes foi o serviço da regulação de consultas do município. “Essa regulação está horrível, precisamos de alguém que fale sobre isso”, disse indignada uma ouvinte.
Pacele respondeu a ouvinte informando que existe uma lei de sua autoria, que já foi votada e aprovado pela Câmara, que aborda sobre a regulação, onde ele indica que a mesma funcione por aplicativo para que não tenha a necessidade de o povo tenha que se deslocar até os postos de saúde. “Acredito que por meio de aplicativo isso irá funcionar muito melhor, vai ocupar menos tempo do cidadão e ele mesmo irá marcar sua consulta e poderá desmarcar sem ter que ir lá no posto”, explicou.
O presidente Pacele finalizou a entrevista agradecendo a enorme audiência do programa dizendo: "Estou muito feliz de ter sido convidado para vir aqui conversar com teus ouvintes e prestar contas do meu mandato".
O programa também foi transmitido via facebook por meio do site rondonoticias.com.br.
Confira na íntegra a entrevista: https://www.facebook.com/rondo...