Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta terça-feira, (23/05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu a secretária municipal de saúde, doutora Marilene Penate e abordou pautas sobre a temática.
A saúde é uma das áreas que o programa mais recebe denúncias dos ouvintes. Levando em consideração as reclamações, a entrevista iniciou falando acerca da relação médico nas unidades de saúde, dando destaque a atenção prestada pelos profissionais. “Qual a orientação dada a esses trabalhadores para um melhor trato com a população? ”, perguntou o apresentador. A secretária explicou que a Semusa possui uma ouvidoria para receber denúncias de quem sofrer qualquer tipo de maus tratos.
Comenta ainda a importância de os usuários buscarem informações sobre triagem de atendimento. “Nossa população tem um perfil hospitalocêntrico, qualquer sintoma que apresente, a iniciativa já é buscar por atendimento e geralmente são coisas que podem ser resolvidas em casa mesmo e isso gera uma lotação na fila de espera para atendimento e superlota as unidades”, esclareceu.
Outro tema debatido foi sobre a regulação, campeão de denúncias no A Voz do Povo, doutra Marilene comenta que o serviço é bastante eficaz no município, as consultas são marcadas e os pacientes são acionados, o grande problema está na ausência do usuário às consultas, sendo ginecologia a área que marca maior falta de pacientes.
“A regulação entra em contato e marca a consulta, dias antes voltam a ligar para lembrar o paciente, mas mesmo assim eles ainda faltam e não avisam antecipadamente para que possamos colocar outra pessoa que também está esperando por uma consulta, a Ginecologia é record nessa situação”, explicou.
O bate papo também abordou sobre os avanços tecnológicos que Porto Velho tem acompanhado como consulta por Telemedicina, onde o paciente é consultado por um médico especialista, por vídeo chamada. No momento da consulta, o mesmo está em companhia de um médico clinico geral, que irá sanar dúvidas subjacentes.
“A regulação marca a consulta com o especialista e o paciente vai até uma unidade de saúde ser atendido por vídeo chamada, sempre acompanhado de um clínico. Isso tem ajudado na celeridade dos atendimentos. Essa é a nova era da medicina”, detalhou a secretária.
Entre os projetos para desenvolvimento da saúde estão os investimentos em melhorias estruturais das unidades e construção de novos postos. Ela conta que Porto Velho está prestes a receber um Hospital Municipal. “Estamos na etapa de projeto arquitetônico, já temos alguns recursos engatilhados para iniciarmos”, contou.
A Prefeitura conta com projetos de novas unidades que serão construídas nos conjuntos habitacionais Orgulho do Madeira, Cristal da Calama e Morar Melhor. Além de retomar obras do posto de saúde do bairro Três Marias, finalizar a obra do Hamilton Godin. A unidade do distrito de União Bandeirantes já está licitada para reforma, a mesma situação para o posto do bairro Mariana, da Maternidade Municipal e Lacen.
Os ouvintes lotaram a caixa de mensagens do WhatsApp do programa, enviando denúncias, dúvidas e elogios para a entrevistada e o apresentador. Foram muitos áudios e mensagens escritas. “Agradeço muito a participação de todos” finalizou a chefe da pasta.