Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta terça-feira, (30/05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu a secretária municipal de Esporte e Lazer, Ivonete Gomes.
Ivonete iniciou a entrevista falando sobre as ações de investimentos em infraestrutura nas áreas esportivas na Capital. Revitalização e modernização em praças esportivas, reforma dos poliesportivos dos bairros Três Marias, Nacional e Esperança da Comunidade, a reativação da piscina olímpica do Colégio Padrão, que foi totalmente recuperada e a construção do complexo esportivo, localizada no mesmo antigo Colégio Padrão, que passará a se chamar Vila Olímpica e será entregue à população em agosto, foram algumas ações destacadas pela secretária.
Ivonete deu ênfase especial ao Ginásio Poliesportivo Municipal Eduardo Lima e Silva - o Dudu - que recebeu uma reforma moderna e saiu da situação de abandono em que se encontrava. “Quando pegamos a secretaria era impossível chegar perto do Dudu, um cheiro muito forte de urina e fezes, totalmente abandonado, passamos a cuidar e em 2020, com a pandemia os campeonatos foram suspensos e aproveitamos para usar essa verba para investir no ginásio. Hoje, ele é totalmente climatizado, possui um placar eletrônico muito maior e moderno”, detalhou.
A chefe da Semes destacou também o programa 'Talentos do Futuro', que hoje, segundo ela, possui 2029 crianças matriculadas e frequentando o programa em diversas modalidades, e que recebem toda a uniformização necessária e o lanche diário, programado por nutricionistas do município.
“Hoje praticamente não temos evasão neste programa, as crianças e adolescentes recebem acompanhamento das equipes técnicas dos esportes e psicológico também, fazendo um trabalho transversal entre o esporte e a educação”, explanou.
No âmbito do futebol, ela conta que Porto Velho já vem colhendo frutos com os atletas que são preparados no programa. Na final da Copa Zico, que é acompanhada diretamente pelo jogador, um dos atletas foi selecionado para fazer testes em times no Rio de Janeiro, viajou com tudo pago pela empresa administradora da Copa.
A participação dos ouvintes foi em peso. Mães que não conheciam os projetos ficaram encantadas e mandaram mensagens pedindo mais informações para também matricular seus filhos. “Basta entrar em contato com a Semes pelas redes sociais “semespvh”, informou Ivonete.
O povo também questionou sobre a realização dos campeonatos interbairros e do festival de praia de Jaci Paraná. A secretária informou que, com a construção da Vila Olímpica, a pasta ficou sem recursos, porém dependendo da arrecadação municipal, a realização destes eventos poderá ser analisada posteriormente.