Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (02/06), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o Presidente da Federação de agricultura e Pecuária de Rondônia-FAPERON, Hélio Dias. Durante a entrevista, foram levantadas as mais variadas pautas voltadas para o agronegócio rondoniense.
Hélio iniciou a entrevista falando dos pontos positivos da Rondônia Rural Show, evento que aconteceu semana passada em Ji-Paraná, região central do Estado.
Na opinião de Hélio Dias, evento está equiparado a outras grandes feiras do gênero que ocorrem em todo o país, colocando-a na 4ª posição. Ele detalhou ainda a importância da presença de autoridades que ajudam a colocar peso no nome da feira, como por exemplo a presença do Vice-Ministro da Pesca, Expedito Neto.
A presença de representantes de países como Peru, Bolívia, México e um stand com a câmara de Negócios do Texas (EUA), deram brilho internacional ao evento. “Foram muitas rodadas de negócios, acordos e tratativas fechados durante a programação, foram encontros marcados que irão trazer uma série de benefícios para o Estado”, exemplificou.
O presidente destacou ainda o retorno da criação de tambaquis no Estado. Atualmente, segundo ele, são produzidas cerca de 50 mil toneladas de peixes que entraram no cenário também a criação de pescado, o que tem valorizado muito a piscicultura de Rondônia.
Questionado por um ouvinte sobre a concentração de mercúrios nos peixes dos rios e se isso seria fator que atrapalharia a comercialização, Hélio esclareceu que o comércio gira em torno dos peixes criados em cativeiro, os mesmos funcionam com todo um rigor de qualidade nas questões sanitárias.
Dias aproveitou também para falar das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cuja entidade também é presidente e que tem proporcionado, segundo ele, uma mudança na atitude do produtor e trabalhador rural, buscando aprender sobre novas tecnologias e maneiras de crescer o seu negócio.
Ele contou que a Escola Senar é a grande responsável por essas formações de pessoas com ações em todos os municípios do Estado. “Somente neste ano já passamos de 2500 treinamentos nos 52 municípios, estamos distribuídos em sete polos formando Técnicos em Zootecnia, Técnicos em Agronegócio, entre outros”, enfatizou o presidente.
A participação foi massiva dos ouvintes, como sempre tirando dúvidas, elogiando e impulsionando a propagação da informação. Os canais estiveram abertos e os participantes lotaram de mensagens no telefone da produção do programa.
Hélio finalizou agradecendo a oportunidade de prestar os esclarecimentos à população. “Nosso Estado é muito grande, muitas vezes quem está na cidade não consegue visualizar o que está sendo feito no campo, é importante ter um espaço como este para debatermos esses assuntos na maior plenitude”, finalizou.