• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025

Produtividade do agronegócio avança em todo o Estado e surpreende com resultados

Segundo o presidente da Faperon, Hélio Dias, ainda é necessário implantação de indústrias


Rondonotícias

Publicada em: 05/06/2023 09:16:35 - Atualizado

RONDÔNIA: Rondônia tem registrado grandes avanços no agronegócio e o reflexo desse crescimento pôde ser visto nos resultados da última feira, Rondônia Rural Show. Dentre os pontos fortes de produção do estado podemos destacar a soja que vem crescendo principalmente nos municípios do Cone Sul, teve no ano passado mais de 1,7 milhão de toneladas da oleaginosa colhidos. A expectativa é que neste ano a safra ultrapasse a meta batida em 2022. 

O milho também vem ganhando destaque com um crescimento de quase 1,5 milhão de toneladas na última safra, o grão vem aumentando seu espaço. O café passa por um momento de revitalização do seu cultivo, voltando a ser plantado no Estado e ganhar inclusive prêmios fora de Rondônia. 

Segundo o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Hélio Dias (de camisa preta),  já são mais de 75 mil hectares de café clonal bem estabelecidos na região, atualmente são mais de 18 mil produtores gerando de 4 a 5 milhões de muda. 

O cacau não poderia ficar de fora, são 11,5 mil hectares e quase 4 mil produtores envolvidos. De acordo com o presidente, em entrevista dada ao A Voz do Povo, Rondônia tem disparado nas produções de oleaginosas e principalmente dos grãos, tudo isso é vendido como matéria prima e ajudaria muito se o estado tivesse indústrias para processar esses produtos. “Temos muita produção, em todo o Estado, mas ainda vendemos tudo in natura, se tivéssemos indústrias certamente venderíamos muito mais”, conclui.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`