Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta segunda-feira, (12), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o psicólogo e professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Fabio Biassoto, autor do livro Gerenciamento do Estresse, um Guia Prático.
O bate papo levantou pautas comportamentais do dia-a-dia e instruiu os ouvintes quanto aprendizado do olhar para si mesmo.
A entrevista começou relembrando dos dias de pandemia, ocasionada pela Covid 19, em 2020, que culminou com o isolamento social. Segundo o professor, alguns indivíduos nunca tiveram a experiência de estar consigo mesmo e o processo de estar isolado extravasou as questões emocionais que se encontravam latentes e passaram para um primeiro plano, gerando pessoas mais estressadas, descontentes consigo mesmos e que acabaram descontando essas frustrações nos que o cercam.
Fábio falou sobre seu livro, que se trata de um manual com um passo-a-passo para aprender a gerenciar a velha forma habitual de resolver problemas no âmbito interpessoal com reações automáticas. “A higiene mental é comparada com a higiene corporal e é tão importante quanto, parar um momento do seu dia para analisar suas próprias reações frente a situações difíceis e pontuar o que pode ser melhorado, é um bom exercício para esse processo”, explicou o psicólogo.
Ele discorreu dizendo que o estresse tem muita relação com o ambiente em que a pessoa é exposta, que pode gerar uma irritação emocional. “A irritação, pelo senso comum, se diz que foi provocada por outro indivíduo, ou que houve uma situação de ameaça no ambiente em detrimento de atitudes de outras pessoas”, detalhou.
No lar é importante manter a paz através de conversas francas e imediatas, para que situações estressantes não se prolonguem gerando maiores problemas de difícil resolução. “É importante termos a consciência de que o outro tem direito de discordar das nossas opiniões e respeitar esse espaço garante uma relação equilibrada e tranquila”, explanou.
Os ouvintes tiveram seu espaço no A Voz do Povo e lotaram a caixa de mensagem com dúvidas e relatos. “Eu me entreguei muito à bebida, um dia me deparei com as pessoas se afastando de mim”, relatou um ouvinte.
O psicólogo orientou que a bebida não deve ser uma rota de fuga. “A bebida alcoólica é o pior caminho, o ideal é você lidar de frente com as situações, buscar alternativas e maneiras de tratar sua dor, caso contrário vai chegar a um ponto em que as demais pessoas se afastarão de você”, disse Fábio.
O professor finalizou explicando que é importante buscar ajuda com profissionais, nos Caps, atendimento pelo Sus ou mesmo conversar com uma pessoa de confiança. “Busque no mínimo um conselheiro, uma pessoa importante de confiança para estar presente e falar sobre os aborrecimentos da vida e buscar as soluções”, finalizou.
O programa como sempre, bateu recordes de audiência com a interação pública acentuada sobre o assunto.