Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta segunda-feira, (12), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o presidente da Agencia de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (IDARON), Julio César Peres.
Peres se apresentou aos ouvintes do programa dizendo é médico veterinário, formado no estado de São Paulo, e que veio para Rondônia em 1999 para atuar no órgão, que na época ainda funcionava com o perfil de instituto, passando a ser Agência alguns anos depois.
Prosseguiu explicando que atuou na Secretaria Estadual de Agricultura e, no início do mandato do governador Marcos Rocha, assumiu a pasta, trazendo uma série de melhorias para o setor.
Ele contou aos ouvintes e internautas da Voz do Povo que a Idaron está presente em todos os municípios e principais distritos no estado. Ao todo, segundo ele, são oito postos de fronteira e quatro postos fluviais.
A logística da Agência atua com vigor contando com uma frente de trabalho de mil funcionários, e executa programas de software atualizados e modernos, com auxílio de equipamentos tecnológicos como drones e telefones satélite. “Esses equipamentos são ferramentas importantes para auxiliar na defesa sanitária e vigilância ativa do Estado, seja na área animal vegetal e de inspeção” explicou o presidente.
Ele argumentou que a Idaron tem uma condição de estrutura satisfatória para suprir o atendimento que se propõe. “Temos veículos traçados em todos os postos e, na questão dos recursos humanos, contamos com fiscais especializados de nível superior, assistentes bem treinados e qualificados em todas as unidades” detalhou.
Quantos aos investimentos da pasta, estes são realizados com recursos próprios que chegam através de arrecadação dos próprios contribuintes (fonte 100).
O programa bateu recordes de audiência e os ouvintes ficaram satisfeitos em obter informações sobre as ações da Agência, uma vez que, segundo os mesmos, se ouve falar pouco do desenvolvimento das atividades do setor.
Aproveitando a oportunidade os participantes da programação mandaram dezenas de mensagens para sanar dúvidas. “Como sei que o produto que estou consumindo passou pelo crivo do Idaron?”, perguntou uma ouvinte.
Porque a capital que possui um rebanho de mais um milhão de cabeças de gado não entra no radar da Idaron, questionou outro.
Júlio Cesar informou que se o consumidor adquire produtos de mercados, supermercados e açougues, certamente o que está sendo oferecido é de procedência confiável, pois existe uma fiscalização intensa para que não haja nem o transito de animais sem a devida inspeção.
Quanto a capital ele destacou o tamanho do território ocupado e que o que é produzido em Porto Velho, vai para o interior.
Uma ouvinte indagou sobre a febre aviária de tinha perigo de chegar por aqui. Peres disse que a Idaron está em estado de alerta e que envida esforços para tratar preventivamente a questão antes que ocorra contaminações.
Outro ouvinte mandou uma mensagem perguntando sobre o catálogo de animais que passam pela verificação da Agência. O presidente explicou que além dos bovinos, búfalos, aves, peixes, suínos, frutas, hortaliças, entre tantos outros que geram produção no Estado, tudo passa pelos olhos dos técnicos. “Nós garantimos a qualidade do produto que você está consumindo na sua mesa, estamos presentes em todas as refeições da população rondoniense, desde o leite, até a hortaliça”, finalizou.
A entrevista bastante foi esclarecedora para os ouvintes que puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da Agência.