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porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
Uma postagem feita pela influencer Nath Finanças sobre a cobrança indevida de algumas tarifas bancárias, e que viralizou nesta semana, levou a uma corrida de internautas às centrais de atendimento dos principais bancos do país para pedir de volta o dinheiro cobrado de suas contas correntes.
Nathália Rodrigues — Nath Finanças, nas redes sociais — é especializada em dicas de investimentos e finanças pessoais com foco em pessoas que não têm muito dinheiro.
Em uma série de postagens feitas nos últimos dias, ela ensina seus seguidores a migrarem suas contas para a opção gratuita, em que não há cobrança de mensalidade ou de pacotes de tarifas, e a pedirem de volta ao banco o que chegou a ser cobrado em meses anteriores.
Tanto a opção de uma conta-corrente básica gratuita quanto a devolução de tarifas que já tenham sido cobradas antes, sem que tenha sido dada a opção gratuita, são obrigação do banco e um direito dos correntistas, segundo o Banco Central (BC).
De acordo com Nath, os bancos com frequência não oferecem e não deixam claro que seus clientes têm direito a essa conta básica. “Você acha que o banco vai te contar isso? NUNCA”, escreveu.
Nos comentários, há depoimentos de usuários que conseguiram receber de volta valores totais de até quase R$ 2.000, e de mensalidades cobradas por pacotes de serviços que variavam de R$ 10 até mais de R$ 50.
Há também relatos de consumidores que começaram a ter o estorno dessas tarifas negados depois do aumento no volume de pedidos que os bancos teriam tido nos últimos dias.
“Eu decidi falar desse assunto depois que uma seguidora me escreveu uma mensagem falando que, simplesmente, ainda pagava tarifa bancária”, disse Nath em vídeo gravado para a CNN.
“Foi quando eu resolvi resgatar esse tema das tarifas bancárias e da solicitação do reembolso, que é um direito quando a cobrança é indevida, quando a pessoa não sabia que tinha o pacote de serviços essenciais gratuitos”, contou.