• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Gerente da Agevisa tira dúvidas dos ouvintes do A Voz do Povo sobre doenças endêmicas

Cesarino começou explicando que até 2004 a doença da Febre Maculosa é causada pelo Carrapato Estrela.


Rondonotícias

Publicada em: 21/06/2023 16:35:05 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quarta-feira, (21), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o Gerente Técnico de Vigilância em Saúde Ambiental e Coordenador Estadual Da Febre Maculosa da Agevisa, Cesarino Aprigio, para um bate papo informativo acerca da doença Febre Maculosa e demais enfermidades endêmicas da região Norte.

Cesarino começou explicando que desde 2004 a doença da 'Febre Maculosa' é causada pelo Carrapato Estrela, e que recentemente levou a óbito sete pessoas na cidade de Campinas, em São Paulo e no Espírito Santo, além de registrar suspeitas de pessoas infectadas também no Mato Grosso do Sul.

Para a autoridade sanitária, esta era considerada uma enfermiadade silenciosa em Rondônia, porém o Estado iniciou um trabalho de vigilância ostensiva em busca do vetor para evitar que surgissem casos. “Essas atividades de monitoramento são realizadas anualmente e chamamos de busca ecoepidemiológica”, acrescentou.

Ele explica que o fator de risco para o contágio é principalmente em zonas rurais, locais estes onde o carrapato vive e ataca suas vítimas, não tendo predileção em relação a espécie. “O carrapato estrela é bem conhecido como um tipo promíscuo, ele ataca qualquer animal para se alimentar do sangue, inclusive humanos”, explicou. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dor no corpo, além de pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele, iniciando pelas pernas, características que fazem confundir com outras enfermidades, como a dengue.

Os ouvintes participaram do programa e aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre sintomatologia e principalmente se há tratamento no Estado para essa doença, caso ela chegue até aqui. “O paciente que apresentar esses sintomas devem procurar o hospital Cemetron, local especializado para o tratamento de patologias endêmicas, o tratamento é feito com antibióticos e deve ser realizado o quanto antes”, concluiu.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`