Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quinta-feira, (22), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o Superintendente do INSS em Rondônia, Saulo Macêdo, que trouxe para a entrevista informações sobre as ações da instituição.
Com bastante experiência na administração pública, Saulo conta que está há dez anos atuando no INSS e já trabalhou em vários municípios do Estado. É formado em administração e especializações na área.
Saulo começa contando que nos próximos dias 24 e 25 de junho irá realizar em Ariquemes e Porto Velho, um mutirão do Beneficio de Prestação Continuada o BPC Loas, que se trata de um modelo garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social, destinado à pessoas portadoras de deficiência e idosos. O evento contará com a atuação de peritos médicos e 14 assistentes sociais recrutados, inclusive de outros estados para apoiar na ação.
O gerente explica que boa parte das pessoas assistidas já estão agendadas, porém para datas ainda muito distantes e o mutirão irá antecipar esses atendimentos com o intuito de diminuir a fila de espera. “Você que tem a possibilidade de estar presente nos dias da ação e já tem uma agenda marcada para avaliação social ou pericia medica marcada pode entrar em contato com o INSS para marcar para os dias 24 e 25”, acrescentou.
Os ouvintes aproveitaram para sanar dúvidas quanto aos serviços oferecidos. “Quanto tempo demora o processo até sair a aprovação do benefício?”, perguntou um ouvinte.
Saulo explicou que depende de cada situação e exemplificou com o salário maternidade que é mais rapidamente processado e comparou à aposentadoria que demora mais porque leva em consideração toda a vida laboral do assistido.
Outro participante perguntou sobre as mudanças recentes no INSS. O superintendente respondeu detalhando que a m alteração mais significativa foi a emenda constitucional 103/2019 que versa sobre a unificação das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. “Os critérios agora não são mais distintos, na questão da idade de 65 para homens e 62 para mulheres e de contribuição a partir de 20 anos”, explanou.
A entrevista foi finalizada com os agradecimentos do entrevistado que aproveitou para reforçar a informação do mutirão e deixou ainda o número do contato em que os assistidos devem ligar para marcar sua agenda, antecipando seu atendimento. “Vocês podem ligar no 135 ou baixar o aplicativo no celular “MEU INSS” e aí realizar o agendamento”, finalizou.