• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Mesmo com investimentos em tecnologia, aposentados do INSS sofrem com golpes

O superintendente do INSS em Rondônia, Saulo Macedo, comentou que são realizados altos investimentos em tecnologia.


Rondonotícias

Publicada em: 23/06/2023 08:05:57 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já foi, por diversas vezes, alvo de fraudes direta ou indiretamente. Os criminosos geralmente se aproveitam da ingenuidade dos beneficiários da instituição, já que se trata de idosos ou pessoas com deficiência e aplicam seus golpes. 

O superintendente do INSS em Rondônia, Saulo Macedo, durante entrevista ao programa A Voz do Povo comentou que são atualizados constantemente o sistema cadastral dos assistidos além de altos investimentos em tecnologia para evitar invasões, com o objetivo de proteger os dados que integram o sistema. 

No entanto ainda assim é bem comum ter conhecimento de tentativa de enganar as vítimas que esses criminosos têm acesso. Golpes como o do benefício bloqueado onde um falso atendente do INSS liga para o aposentado e alerta o mesmo de que o seu pagamento será bloqueado devido a desatualização cadastral do mesmo e assim solicita todos os dados como CPF, número do NIS, endereço e data de nascimento. 

Existe também o golpe do Agendamento de Perícia Médica, neste caso, os criminosos têm acesso aos dados de contato do beneficiário e liga para o mesmo agendando uma perícia, nessa hora a vítima irá indicar todas as suas informações para realizar o agendamento que nunca acontecerá. A prova de vida online que foi criada em 2020 devido à pandemia da COVID-19. 

Os bandidos viram nisso uma oportunidade de enganar essas pessoas e, sempre através de ligação, entram em contato com eles solicitando dados. O golpe do empréstimo consignado é um dos mais antigos onde se passam por falsos operadores de financeira e prometem autorizar créditos no nome das vítimas, que por vezes até chegam a cair na conta dos mesmos, mas com juros astronômicos e a vantagem para o golpista é a comissão que as instituições remuneram.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`