Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (23), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu a psicóloga Melissa Vitória Braga e o educador físico Marcelo Willian, para um bate-papo que abordou como tema a relação "Corpo e Mente'.
Melissa começou explicando que o equilíbrio entre 'Corpo e Mente' é muito importante para uma vida plena e saudável. Ela comenta que é mantendo essa balança equilibrada que é possível se dar conta dos sinais que o corpo emite em algum momento denunciando algo estiver fora do normal e o indivíduo deve identificar com mais rapidez para fazer o tratamento necessário. “É importante ficar ligado nos sinais que o seu corpo dá, se você se conhece bem sabe quando alguma coisa está errada consigo próprio”, acrescentou.
Marcelo Willian comentou sobre a importância da prática de atividades físicas para agregar saúde no bem-estar das pessoas. Ele esclareceu que, além que o trabalho físico, também é importante para a atividade cerebral, atrasando o envelhecimento neuronal e dessa maneira previne contra doenças demenciais como o Alzheimer e neuro-degenerativas como o Parkinson. “Toda atividade física é bem-vinda, o cérebro é o órgão que mais trabalha durante o exercício físico” arrematou.
A psicóloga disse ainda sobre a necessidade de todos realizarem acompanhamento psicológico com terapias periódicas, para criar consciência de que o estresse e a ansiedade são muito prejudiciais, além de ajudar também a desfazer crenças limitantes criadas pelas próprias pessoas, que acreditam que são incapazes de determinada tarefa e permanecem na mesma situação, paralisadas pelo medo. “O medo serve apenas para os paralisar, quem sofre com a ansiedade, depressão, não se acha capaz. Nos meus atendimentos um dos pilares do tratamento é indicar a atividade física, porém os pacientes são bastante resistentes, dizem que não querem ir porque vão sentir dor devido aos exercícios, que não conseguem manter uma rotina, são várias as desculpas que eles dão para si mesmo”, detalhou.
O educador físico relatou que com as tecnologias a população está cada vez mais sedentária e comparou as análises feitas de anos em que a internet não era presente na vida das pessoas. “No final da década de 80, não tínhamos acesso às redes por celular, nem computador, nós mesmos que tínhamos que fazer as coisas acontecerem, e nessa época cerca de 3,8% da população estava acima do peso. Atualmente, 66% das pessoas se encontram fora, em estado de obesidade”, detalhou. Ele acrescenta que nesse período o ser humano era menos sedentário, tanto que por dia eram contabilizados uma média de 10 mil passos, e hoje em dia uma pessoa chega a caminhar aproximadamente 2.400 passos, no máximo.
Marcelo defendeu que as pessoas sedentárias antes de ingressarem nas academias, que façam exames médicos para aquilatar o estado de seu organismo antes de forçar com os exercícios. "Algumas academias não pedem, mas recomendo que, se você está muito tempo sem atividade física e quer ingressar na academia, faça com segurança, leve seus exames médicos e procure um profissional habilitado", recomendou.
Os ouvintes parabenizaram pela temática educativa e esclarecedora e participaram em peso, tirando suas dúvidas. Perguntas sobre depressão, ansiedade, distúrbios do sono, avaliação física, lotaram a caixa de mensagens do WhatsApp do programa. “O exercício ajuda a dormir bem?”, perguntou uma ouvinte. Marcelo esclareceu que a prática auxilia na melhoria da qualidade de uma noite de sono, pois ajuda na liberação de neurotransmissores que atuam nas emoções, como por exemplo, a dopamina.
Melissa acrescentou também que além da atividade física é importante também fazer a higiene do sono, desligar aparelhos eletrônicos, celulares, TV's, pelo menos 30 minutos antes de dormir, ajudando assim o cérebro a se preparar para aguardar o sono chegar.
Assista na íntegra a entrevista: https://www.facebook.com/watch...