Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO: As férias escolares do meio do ano estão chegando e com elas as brincadeiras da criançada. Uma das favoritas entre os pequenos é a pipa ou papagaio. O problema é que a atividade oferece alguns riscos para quem está se divertindo e para os demais que estão próximo de onde está sendo realizada.
Soltar pipa, sem os cuidados necessários, pode levar a acidentes graves. A utilização do cerol, por exemplo, é extremamente perigosa pois o material utilizado nas linhas para competir com outras pessoas que também estão soltando papagaio, é cortante e pode causar ferimentos em pessoas que estejam passando pelo local de motocicleta ou ciclistas.
Além disse tem os riscos elétricos no momento em que a linha se enrosca em fios de alta tensão, aumentando o risco de choque elétrico em quem está soltando a pipa e para quem está por perto. O risco de acidente de transito também é real, os envolvidos na brincadeira costumam correr olhando em direção ao céu e podem não notar a presença de um veículo se aproximando, esses incidentes podem muitas vezes serem fatais.
É necessário ter certos cuidados ao escolher essa brincadeira para se divertir, como por exemplo, escolher um local seguro sem movimento de carros, motos e ciclistas. Verificar se não tem a presença de fiação elétrica e árvores, além de evitar o uso de linhas cortantes.