Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quinta-feira, (29), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu a coordenadora de cultura da Superintendência Estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SEJUCEL), Madma Dias. A entrevista pontou temas relevantes da atualidade cultural do Estado.
Madma iniciou a conversa informando aos ouvintes que passa pelo Governo do Estado a coordenação de oito eventos espalhados pelos munícipios, entre eles, ela destacou a Flor do Maracujá, Homem de Nazaré, a Banda do Vai Quem Quer, a Roda de Capoeira, a festa do Boi Curumim que acontece no distrito de Nazaré, a Banda Furiosa e a Festa do Divino que se trata de um evento binacional, com participação do Brasil e Bolívia.
Ela acrescenta que as atividades recebem apoio do Governo através de contrapartida financeira que sai do próprio orçamento da Sejucel e também de emendas destinadas às festividades. “Nós estamos apoiando a cultura e esse apoio acontece de acordo com as características do evento”, explicou.
Dias acrescentou ainda que o fomento na área cultural tem crescido exponencialmente e Rondônia já possui um banco de talentos extenso com vários nomes de artistas que se cadastram nas cidades para participarem de eventos nacionais e internacionais. “Temos uma lista com pessoas de muito talento, para quem tiver interesse em ter acesso e conhecer quem são eles, cada cidade tem os seus artistas cadastrados, basta solicitar”, informou.
Com a participação dos ouvintes vários elogios em relação à organização e o engajamento dos portovelhenses no arraial Flor do Maracujá. “A festa está muito bonita, tem até ônibus para levar as pessoas que não tem meio de transporte, muita gente e muita animação”, comentou um participante.
Outra ouvinte enviou sua mensagem perguntando se haverá o retorno do festival de bois bumbás de Guajará Mirim, o Duelo da Fronteira e em respostas a coordenadora informou que depois de muitas tratativas entre a nova direção do evento no município e o Ministério Público para sanar as irregularidades financeiras, a festa irá acontecer neste ano, com previsão para final de outubro.
“Estamos em fase de planejamento, as equipes inclusive, viajaram para Manaus para buscar experiências com especialistas desse tipo de festa para trazer muitas novidades”, concluiu.