• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Último censo do IBGE mostra maior evasão populacional de municípios de Rondônia

Guajará Mirim e Ministro Andreazza foram um dos que mais perderam população em todo Estado


Rondonotícias

Publicada em: 02/07/2023 12:32:59 - Atualizado

RONDÔNIA - Rondônia recebeu nessa semana os dados do IBGE atualizados em relação ao crescimento populacional do Estado. Os números apontam crescimento de várias cidades, como Vilhena, que ganhou destaque entre elas pelo seu expressivo aumento, Alta Floresta, Ariquemes que é uma das cidades que segue em expansão, Cacoal. Porto Velho chegou a 460.413 pessoas, o que representa um aumento de 7,44%.

Porém, a evasão dos municípios do Estado foi uma das maiores já vistas. Cidades como Ministro Andreazza foram algumas das que mais perderam gente que moravam no local. Alto Alegre dos Parecis também sofreu com o registro de perda. Guajará Mirim entrou na lista do déficit e representou uma perda de -5,45%.

A diminuição populacional dos municípios afeta de maneira negativa pois as mesmas deixam de receber de maneira integral os repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, já que o repasse é feito a partir da contagem censitária da cidade. Este Fundo trata-se de um recurso importante para as cidades que é aplicado em toda a sua estrutura.


Fale conosco