Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta segunda-feira, (03), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o Secretário Geral de Governo de Porto Velho, advogado Fabricio jurado.
A entrevista teve o objetivo de prestar contas aos ouvintes do programa das obras que vêm sendo vem sendo realizadas pela prefeitura da Capital.
Fabrício iniciou falando sobre as obras de esgoto na cidade, nas quais a Prefeitura está trabalhando para aumentar o tratamento e, dessa maneira também, garantir mais saúde à população. “Nosso lençol freático está contaminado, são farmácias em todas as esquinas e os postos de saúde sempre lotados. Estamos investindo e trabalhando duro para mudar essa realidade, e seguindo o que sugere a OMS, que diz que: a cada R$1 investido no saneamento, economiza-se R$4 em saúde”, detalhou.
A conversa seguiu para o tema limpeza pública da cidade, onde ouvintes sempre denunciam no programa, falhas em relação a esse serviço. Jurado arrematou dizendo que os trabalhos são realizados em toda Porto Velho e distritos, e que a Semusb mantém um cronograma que contempla todos os bairros.
Sobre a questão ambiental, o titular da pasta SGG disse que irá discutir com os secretários da SEMA/SEMUSB, a necessidade de uma campanha de conscientização começando pelos moradores que residem do entorno do Canal dos Tanques, pois ali é uma problemática é constante e a própria população não colabora com as limpezas que vem sendo realizadas. “A Semusb sempre está fazendo a limpeza daquele canal, cada vez que limpa muito lixo é retirado de lá e quando a gente passa dias depois está do mesmo jeito, os munícipes precisam contribuir”, acrescenta.
Quando questionado sobre a coleta de lixo, Jurado explicou que a Prefeitura possui uma Parceria Público Privado-PPP, para tratar da questão. Ele relata que foi contratada uma empresa para fazer o estudo da construção de um aterro sanitário, porém o processo ficou parado mais de um ano e meio no Ministério Público, e quando o órgão liberou foi realizada a licitação da empresa que ficará responsável por essa obra, todavia o certame foi suspenso. “Estamos em reuniões com o MP para liberar esse processo e iniciarmos a construção do aterro sanitário”, pontuou.
Sobre a operação realizada na semana passada pela Policia Civil, que investigou ações fraudulentas de servidores da Prefeitura, o chefe da pasta conta que o Gabinete do Prefeito recebe constantes denúncias através da ouvidoria, as mesmas passam por uma pré-análise e posteriormente é apurado. “Foi justamente isso que aconteceu neste caso, quando concluímos que era uma denúncia de algo que realmente estava acontecendo, Dr Hildon foi pessoalmente foi levar até às autoridades policiais para que os culpados fossem penalizados”, relatou.
No bate-volta com os ouvintes, Fabricio recebeu elogios pela atuação da Prefeitura e todas as benfeitorias que a Capital tem recebido.
Recebeu também reclamações, como por exemplo a iluminação da cidade e pedidos para que a municipalidade dê atenção ao local denominado Cai N'água no centro da capital e realize com urgência um choque de limpeza nos bairros.
Em resposta disse: “Porto Velho foi entregue com apenas 21 mil pontos de luz, hoje já são mais de 70 mil, até o final do mandato iremos entregar 100% com iluminação de tecnologia LED que é mais econômica e duradoura”.
Sobre limpeza pública enfatizou que recentemente o secretário da pasta foi trocado e que está sendo gestado um novo cronograma de trabalho para deixar a cidade 'um brinco'.