• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Secretário adjunto da Semasf faz panorama de ações no programa A Voz do Povo

A Semasf é uma secretaria que trabalha nos bastidores para não expor os beneficiários.


Rondonotícias

Publicada em: 05/07/2023 13:10:06 - Atualizado


PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quarta-feira, (05), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistencia Social e da Família (Semasf), Alvaro Mendonça, onde foram tratadas das ações da pasta da ação social.

O bate papo começou abordando sobre o Centro Pop, local destinado pela pasta para receber pessoas em situação de rua. No local essas pessoas podem fazer refeições, tomar banho e recebem mudas de roupas, que chegam através de doações. O secretário explica que eles chegam até o Centro pela procura dos próprios usuários. “O Centro Pop tem as portas abertas para recebê-los”, destacou.

Questionado sobre as pessoas que se encontram nos semáforos com placas de pedido de ajuda financeira, Alvaro conta que a secretaria realiza uma busca ativa dessas pessoas no intuito de tentar ajuda-las, as que aceitam o apoio são encaminhadas para as atividades do Centro Pop, além de buscar a reintegração familiar e de local de origem dessas pessoas. “Temos muita empatia pela população que está nessa situação. No coração pulsa uma veia forte para o olhar com o ser humano”, enfatizou.

Ele acrescenta que a Semasf é uma secretaria que trabalha nos bastidores para não expor os beneficiários, pois se tratam de pessoas que estão em difícil situação. “Muitas vezes, a assistência social é a última porta de dignidade que essas pessoas têm para buscar, então nosso trabalho precisa ser feito com cuidado e sigilo”, retrata.

O adjunto enfatiza que a secretaria tem um leque de ações diversificado dentro do âmbito da assistência em todas sete unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que é onde a população tem acesso aos benefícios do Governo Federal, onde também se reúnem para realizar as atividades de grupos de convivência que são conduzidos por psicólogas e assistentes sociais, que atuam com pessoas idosas, o público feminino e crianças.

Em relação aos lares para idosos ele conta que está sendo construído um instituto de longa permanência para os idosos da Capital e logo será inaugurado. “Apesar de ser uma atribuição do Estado, a Prefeitura está buscando auxiliar nessa questão, pois sabemos que falta vagas para abrigar essas pessoas”, acrescentou.

Com a voz dada ao povo uma avalanche de mensagens lotou o WhatsApp do programa com elogios e questionamentos sobre as ações da pasta e além de tudo sobre como colaborar com o atendimento às pessoas em situação de rua. “Como dar um direcionamento para uma pessoa que nos aborda na rua pedindo uma ajuda para que ela tenha acesso aos serviços da assistência social?”, perguntou um ouvinte.

Alvaro explica que geralmente a porta de entrada tem sido o Centro Pop e os plantões sociais. ”Hoje a porta de entrada para a assistência para esse público tem sido o Centro Pop, muitas dessas pessoas já têm nos procurado, outras nós já abordamos, mas é ali que o acolhimento começa”

O secretário adjunto finaliza informando que o Centro fica localizado na rua Joaquim Nabuco, entre ruas Quintino Bocaíuva e Benjamin Constant, próximo ao Colégio Laura Vicuña e para mais informações basta ligar no 984745966.


Fale conosco