Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quinta-feira, (06), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o secretário Elias Rezende, titular da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos. Na ocasião, foram levantadas as pautas mais pertinentes em relação a pasta.
Elias começa explanando sobre as obras na Capital, sendo a principal delas e mais esperada pela população, no Espaço Alternativo, situado na Estrada do Aeroporto. O serviço contempla a revitalização do espaço e, também, a construção de um amplo estacionamento com capacidade para mais de dois mil veículos, entre carros, motos e bicicletas.
De acordo com o secretário, o cronograma está sendo cumprido e a previsão de entrega é ainda neste ano. “É uma obra estimada em R$6,7 milhões é uma frente muito importante que irá trazer mais embelezamento para a cidade, a previsão de entregarmos é para outubro deste ano”, destacou. Ele acrescenta ainda que depois de concluído o trabalho, o logradouro será entregue à Prefeitura de Porto Velho, que será a gestora das atividades.
Além do Espaço Alternativo, a Seosp tem como frente de trabalho outras obras que se desenrolam em todo o município de Porto Velho, como por exemplo, a revitalização do campo do Abobrão, e o Cedel, ambos da zona Sul, além da construção de uma pista de caminhada na Estrada dos Japoneses. A entrega nos próximos dias de um reservatório de água de mais de 250 mil metros cúbicos de água, no bairro Nacional.
O bairro Pantanal também já foi contemplado com um reservatório e no Três Marias mais um está com as obras em andamento. Sem contar com o programa Tchau Poeira, que em parceria com a Prefeitura da Capital, já asfaltou e está asfaltando vários bairros que nunca tiveram esse benefício na cidade e recapeando ruas que apresentavam a necessidade. Rezende acrescenta que a secretaria tem inclusive obras em vários distritos como São Carlos, Extrema e Vista Alegre.
O destaque, porém, e a maior obra de água e esgoto do Estado, que se trata da expansão desse serviço nas cidades. A frente é uma parceria entre o Governos do Estado e Federal, no entanto a maior parte do recurso de quase R$130 milhões ficou a cargo de Rondônia. “Esse valor estava parado, prestes a ser devolvido para os cofres públicos e o Governador Marcos Rocha firmou esse compromisso de levar mais essa bem-feitoria”, arrematou.
O público do A Voz do Povo é sempre bastante participativo, principalmente quando o assunto é sobre serviços prestados à população, a participação foi em massa e lotou a caixa de mensagens do programa. Muitos elogios à entrevista, mas também reclamações acerca dos serviços da Caerd - Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, que segundo a opinião pública, deveria ter suas ações fiscalizadas. “A Caerd parece que está se vingando da população”, disse um ouvinte. “A Caerd é uma piada, a Prefeitura faz e eles quebram”, acrescentou outro participante. “Nas ruas da zona Sul está tudo quebrado por lá”, reclamou mais um outro ouvinte.
O secretário Elias explica que a zona Sul está passando por essas obras de expansão de rede, mas é um mal necessário e momentâneo já que Porto Velho cresceu de maneira desordenada e sem planejamento e não foi pensado em água e esgoto nas obras antigas. “A equipe está acompanhando através dos fiscais do contrato, mas não tem como fazer a instalação de água e esgoto e no outro dia já passar com a malha de asfalto, são necessários vários testes antes e isso leva um pouco de tempo”, concluiu.
Veja a entrevista: