• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Secretários da Sema falam sobre ações e novos projetos no programa A Voz do Povo

Os materiais educativos abordam principalmente os problemas que as queimadas causam ao meio ambiente.


Publicada em: 10/07/2023 08:45:29 - Atualizado


PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (07), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o secretário municipal de Meio Ambiente, Robson Damasceno (terno preto) e o adjunto Vitor Souza, a entrevista abordou as mais diversas ações ambientais na Capital.

Os secretários dão início a entrevista enfatizando que as atividades são realizadas de maneira intensificada nas escolas, que é onde se pode gerar consciência nas crianças e adolescentes e os mesmo levar o incentivo para suas casas. Os materiais educativos abordam principalmente os problemas que as queimadas causam ao meio ambiente.

“Muitas vezes uma grande queimada começa de um lixo doméstico que a pessoa decide queimar, isso é um problema cultural desde os nossos avós e pais que acreditam que é preciso queimar para limpar, tocar fogo para não ter lixo”, detalha Robson. O adjunto da pasta, acrescenta que é importante conscientizar, o ato de queimar traz malefícios e que se pode dar a destinação correta para o lixo, principalmente transformando em dinheiro.

Ainda sobre a queimada, além das campanhas dentro das escolas, também se iniciou uma campanha preventiva nas redes sociais e nos pontos de ônibus da cidade. “Estamos fazendo a parte que é ensinar e educar para que as queimadas sejam evitadas mas a população precisa fazer sua parte e ter consciência, também fazemos as campanhas de repressão onde fiscalizamos e multamos quem for pego queimando, as multas vão de R$47 até R$9 milhões”, detalhou Robson.

Quanto à arborização de Porto Velho, os representantes da Sema anunciam que no próximo dia 17 de outubro será realizado o maior plantio simultâneo de mudas do Brasil. Serão 20 mil mudas plantadas no eixo da BR no trecho da entrada da Estrada dos Periquitos até o Espaço Alternativo. “Nos preocupamos muito com a questão da arborização da nossa cidade, além dessa ação de plantio fazemos também a doação de mudas no Parque Natural, onde produzimos mais de um milhão de plantas”, destacou Vitor.

Robson apontou que além dos trabalhos de conscientização a Sema atua nas licenças ambientais de empresas. “Somente nesse ano já conseguimos destravar mais de 3 mil licenças ambientais que estavam paradas, tudo de maneira legal e rápida”, acrescentou ele. Ainda faz parte das ações a retomada da criação de ecoparques que são plantações lineares aos canais que cortam a Capital. Estão sob o comando da pasta também a continuação da reforma do Skate Parque, revitalização do Parque Natural e a retomada do museu do seringueiro no Parque Circuito.

A participação dos ouvintes foi em massa e muitas das mensagens foram de sugestões do que a população gostaria de ver na cidade. Algumas dúvidas também foram sanadas, como a de uma ouvinte que perguntou se as ações também contemplam os distritos de Porto Velho. 

O secretário adjunto respondeu explicando que as atividades se estendem à todas as localidades e apontou que a adesão é bastante positiva, a exemplo disto foi a participação dos alunos da rede municipal no último concurso voltado para o meio ambiente. “Dos 50 ganhadores, 12 foram dos distritos, a ação atingiu a adesão de oito localidades”, finalizou.


Fale conosco