• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Na Capital jovens sofrem mais com o etarismo do que pessoas mais velhas

O etarismo pode acontecer tanto contra os mais jovens (etarismo reverso) quanto contra os mais velhos.


Rondonotícias

Publicada em: 12/07/2023 07:51:33 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: O etarismo no mercado de trabalho refere-se à discriminação ou preconceito que ocorre com base na idade de um indivíduo. Isso pode acontecer tanto contra os mais jovens (etarismo reverso) quanto contra os mais velhos.

No geral, os casos do etarismo em relação a jovens é menos comum, mas ainda assim algumas empresas podem ter a tendência de subestimar a capacidade e a experiência devido à percepção de que eles têm menos tempo de trabalho e menos conhecimento. Isso pode resultar em falta de oportunidades de emprego, promoções ou salários mais baixos para os profissionais.

Por outro lado, a observação com a idade em pessoas mais velhas é o que se tem mais notícia. Há muito mais dados de que alguns empregadores tenham preconceitos negativos em relação aos trabalhadores mais velhos, acreditando que eles são menos produtivos, têm menor capacidade de aprendizado ou são menos adaptáveis às mudanças tecnológicas. Isso pode levar à discriminação na contratação, demissão ou promoção de pessoas mais velhas, limitando suas oportunidades de emprego e progressão na carreira.

No entanto, de acordo com o Sine Municipal de Porto Velho, essa realidade na Capital é diferente. No geral, as empresas localizadas na cidade que buscam a intermediação de contratação e que oferecem vagas que exigem muita experiência em funções específicas, tendem a limitar o perfil do candidato, optando por contratar um público mais velho, a partir de 30 a 40 anos.

Ainda conforme as informações do Sine, a busca por vagas de emprego é muito mais significativa por pessoas mais jovem que estão na tentativa do primeiro emprego. Candidatos mais velhos que nunca trabalharam também tentam a sorte através do Sine, essas pessoas geralmente nunca buscaram por uma profissionalização e nunca teve experiência com trabalhos formais. Geralmente as vagas ocupadas por esse perfil são de motorista, cozinheiro e serviços gerais, por exemplo.


Fale conosco