Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta sexta-feira, (14), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o procurador da República, Reginaldo Trindade. A entrevista trouxe à luz um bate papo voltado para debater o tema depressão, uma enfermidade que aflige a um número grande de pessoas em todo o país.
Trindade começou explicando sobre um movimento idealizado por ele, denominado MDC - Movimento dos Depressivos Conhecidos, que surgiu de uma necessidade própria do procurador quando se viu acometido de um quadro de depressão profunda, que enfrenta há cerca de seis anos. Ele conta que sofreu muito até aceitar sua condição, se sentia sozinho e apontado pelo preconceito da sociedade e os rótulos que a doença traz.
“Cheguei em um momento em que desejei ter câncer, ao invés de depressão, porque o câncer as demais pessoas se compadecem, já com a pessoa depressiva é diferente, ela é rotulada de ser preguiçosa ou estar com frescura. Sofri muito mais por vergonha de expor tudo isso e mostrar que tomava remédios controlados e que fazia acompanhamento com psiquiatra”, explanou.
O procurador federal continuou contando sua experiência pessoal dizendo que precisou reunir coragem para 'externalizar' o processo da enfermidade com a produção de artigos, criação de blogs, redes sociais e grupos de pessoas, onde pudesse ajudar a si e outras pessoas que estivessem na mesma condição.
Reginaldo Trindade explicou que uma das bandeiras do MDC é ensinar que as pessoas devem cuidar de suas dores, ter um olhar interno para si. “As dores emocionais precisam ser tratadas, temos muitas dores que carregamos ao longo da vida, traumas, palavras de rejeição que não buscamos ressignificar e isso com o tempo desencadeia um processo depressivo”, alertou.
O procurador anunciou ainda que no próximo domingo o grupo MDC irá realizar o primeiro evento que se chama “O amor curando a alma”, que se trata de concerto de piano, que acontecerá no próximo domingo (16) no teatro estadual Palácio das Artes, a partir das 18hS em Porto Velho.
O objetivo segundo ele, é durante as apresentações realizar abordagem do tema, esclarecendo à sociedade que a depressão se trata de uma doença e tem seu grau de gravidade, de uma forma bem leve e sutil. “Teremos muitos ritmos, para os mais variados gostos musicais e permeando esse momento iremos oferecer muito conhecimento acerca da causa da doença”, esclareceu.
No último bloco os ouvintes da VOZ DO POVO participaram mandando suas mensagens e áudios, agradecendo a produção do programa por abordar sobre a temática que é vista com tão maus olhos pela sociedade. “Na minha família tem eu mais algumas tias que sofremos com esse mal, gostaria de me engajar nessa luta juntamente com o procurador”, comentou.
Reginaldo respondeu informando que as pessoas que queiram aderir às atividades do grupo ou estejam precisando de alguma ajuda nesse sentido, podem mandar mensagens diretamente pelo WhatsApp no 69-984385550. “Se você quiser ajudar ou buscar ajuda, pode mandar mensagem para nos unirmos nessa questão”, conclui.
ASSISTA NA ÍNTEGRA AS IMAGENS DA ENTREVISTA DO PROCURADOR REGINALDO TRINDADE: