• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

População busca alternativas para amenizar altas temperaturas e baixa umidade

Sipam prevê calor e baixa da umidade relativa do ar, que poderá chegar até 30% em algumas regiões do Estado.


RONDONOTÍCIAS

Publicada em: 17/07/2023 07:39:08 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: O Sistema de Proteção à Amazônia (SIPAM) alerta para uma semana de muito calor e baixa umidade de ar em todo o Estado. Os últimos dias não tem sido nada agradáveis, principalmente para o portovelhense que tem sofrido com as altas temperaturas. Para a semana que se inicia não será diferente, o Sipam prevê calor e baixa da umidade relativa do ar, que poderá chegar até 30% em algumas regiões do Estado. 

Nesse último domingo (16), a temperatura máxima chegou a 35°C. A população, embora já acostumada com o clima quente da região amazônica, reclama do calor excessivo. “Hoje trabalhei o dia todo com o ar condicionado do carro ligado na potência máxima e mesmo assim parecia que não era suficiente”, informou o motorista de aplicativo Lucas Ribeiro.

Algumas famílias improvisam como podem para amenizar a sensação térmica, como na casa do aposentado Jorge Soares, onde instalaram um grande chuveiro na parte externa e ali aproveitam para se refrescar e fugir do calor. “Tivemos que fazer isso, quando a temperatura aumenta a gente joga uma água no corpo para refrescar, está fazendo muito calor e se a gente passar o dia com o ar-condicionado ligado não damos conta de pagar a Energisa no final do mês”, relatou.

O clima quente e úmido é característico da região amazônica, e Rondônia faz parte dessa área. A região amazônica é conhecida por suas altas temperaturas e elevada umidade, o que pode resultar em desconforto durante períodos conhecidos como verão amazônico. Em qualquer caso, é importante tomar medidas para se proteger do calor, como buscar locais com ar-condicionado, utilizar roupas leves e respiráveis, beber bastante água, evitar atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia e proteger-se do sol usando protetor solar e chapéus.


Fale conosco