Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 14 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quinta-feira, (20), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o secretário de Agricultura do município de Porto Velho, Carlos Magno.
A entrevista trouxe para debate pautas com ênfase nas estradas vicinais, na agricultura familiar e no apoio do município aos produtores rurais.
O secretário começa comentando sobre a missão de restaurar a dignidade do homem do campo e nos distritos da capital, a mesma foi repassada a ele desde que assumiu a pasta há cinco meses. Tendo abertura para construção de projetos que sejam voltados para atender a essas comunidades. “O Prefeito Hildon abriu as portas para que pudéssemos trabalhar e aproveitar o período de estiagem para colocar em prática os projetos que temos para a agricultura, nos disponibilizou recursos de acordo com a demanda dos planejamentos”, comentou.
Ele acrescenta ainda sobre as dificuldades de tocar as obras em Porto Velho devido à grande extensão da cidade e com localidades de difícil acesso. “Não é um trabalho fácil, a cidade é muito grande, equipamentos quebram, precisa fazer manutenção, tem localidades que é difícil de chegar, mas estamos conseguindo executar tudo o que está planejado”, acrescentou.
Magno conta que uma das prioridades da Secretaria é trabalhar toda a recuperação da malha viária dos ramais, para oferecer boas estradas ajudando no escoamento dos produtos, na segurança transporte escolar dos estudantes das áreas rurais e facilita a chegada de insumos para o solo e produção. “É de responsabilidade da secretaria investir em boas estradas, os ônibus escolares por exemplo, precisam de ter uma boa trafegabilidade para garantir a educação dos estudantes”, explicou.
O secretário comenta que tem 40 anos de vida pública e gestão de recursos públicos, na legalidade das ações. Já foi secretário de estado juntamente com seu secretário adjunto Francisco Evaldo, que coordena a parte administrativa enquanto ele vai ao campo averiguar as ações da secretaria na prática. “A secretaria tem que estar perto do produtor rural para atender as demandas, saber das necessidades e aplicar as políticas públicas necessárias”
Ouvintes de todo o estado e de outras regiões do país marcaram presença durante o programa, elogiando e cobrando ações da pasta. Entre os participantes, o ex-governador João Cahúla mandou sua mensagem perguntado sobre os atrativos para produtores de soja nos pastos degradados na região de Porto Velho. Carlos agradeceu a mensagem, relembrou o período que atuaram juntos pelo Estado e respondeu explicando as questões ambientais na Capital ainda inibem muito os investimentos dos produtores.
“São assuntos que estamos trabalhando para resolver, já temos um projeto que logo será colocado em prática”, agregou. O secretário da Seops, Elias Rezende participou mandando um abraço ao entrevistado. “Estou em Rolim de Moura e aproveitando meu horário de almoço para ouvir a entrevista”, disse. O secretário geral do município Fabrício Jurado também enviou suas saudações enquanto acompanhava o bate-papo. O ex-governador José Bianco marcou presença pelo WhatsApp do A Voz do Povo. Participantes das cidades de Ariquemes, Rio Pardo, Urupá, Alta Floresta, Jaru e dos distritos também deram prestígio A voz ao povo.
Confira as imagens da entrevista na íntegra: