Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 14 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO: A importância de se chegar a um diagnóstico de maneira precoce na fase da educação básica em casos de enfermidades como dislexia e TDAH, é de grande importância. Isso porque possibilita para que os profissionais da educação e a família possam agir de maneira assertiva oferecendo apoio e estimulo a essas crianças.
Tramita na Câmara dos Vereadores de Porto Velho um Projeto de Lei que cria um programa de diagnóstico e tratamento precoces da dislexia e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. O programa será formado por uma equipe multidisciplinar que envolve educadores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e médicos.
Irá oferecer aos professores de educação básica, cursos sobre diagnóstico dos ditos transtornos para que o mesmo saiba como identificar de maneira correta e encaminhar a criança para que o especialista faça a avaliação. A análise dessas crianças requer um estudo aprofundado de comportamentos específicos que elas apresentam, que são presentes em mais de um contexto, como na escola, em casa e no convívio social.