Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 14 de setembro de 2025
RONDÔNIA - O Censo Demográfico 2022 feito pelo IBGE revela que o Brasil tem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas, o que representa 0,65% da população do país.
Os quilombos, foram comunidades formadas no brasil durante o período colonial por africanos escravizados e/ou seus descendentes. Essas comunidades se estabelecem no interior do brasil, mas muitas estão ao redor de grandes cidades.
Pela primeira vez o IBGE perguntou se a população que se considera quilombola.
Em Rondônia, 2.926 pessoas responderam que sim. 46% da população quilombola rondoniense está em Costa Marques. Há 1.345 pessoas, na capital foram registrados 95.
De acordo com o superintendente do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton, as lideranças comunitárias ajudaram durante essa pesquisa garantindo que todos os territórios fossem visitados.
Além do panorama inédito, os dados do censo permitiram conhecer as condições de vida, habitação, acesso à educação entre outros.
“Fomos muito bem recebidos pela comunidade, a importância disso é grande, pois o censo mostra além das estatísticas, mostra as necessidades desta comunidade”.