Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 14 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo, entrevistou nesta segunda-feira (21) a líderes sindicais Leonilda Simão, presidente do SINTERO, e Célia Campos, presidente do SINDSAÚDE.
De acordo com Leonilda Simão, os sindicatos vêm atuando em pautas conjuntas como a questão previdenciária estadual, a transposição dos servidores para o quadro Federal, além de auxilio alimentação, que é uma demanda que vem sendo tratada com prioridade pelas sindicalistas.
“O auxilio alimentação é uma pauta que uniu os dois sindicatos junto ao Governo de Rondônia para que haja a equiparação do auxílio para todos os servidores do Estado, mas hoje em Rondônia nós temos até seis valores diferentes de auxilio por categoria, com isso os servidores da educação e da saúde saem prejudicados”, afirmou Leonilda Simão.
Atualmente servidores da Saúde e Educação do Estado recebe em torno de R$ 250 enquanto existem secretarias estaduais que pagam R$ 1.500. Segundo as sindicalistas, a luta é para equiparar ao valor mais alto pago pelo Estado.
Segundo Célia Campos, além do auxílio alimentação, os servidores da Saúde possuem outra pauta prioritária, a carga horária dos trabalhadores, que após a implantação do sistema de ponto eletrônico acabou causando muitos problemas para os servidores plantonistas.
“O mesmo sistema do CPA foi colocado nas unidades de saúde, mas na saúde tem vários tipos de plantão para os servidores cumprirem sua carga horária, então a forma de distribuir os plantões nas unidades de saúde está uma bagunça, esse é o motivo para o SINDSAÚDE fazer reuniões em todo o Estado para buscar a opinião da nossa categoria”, afirmou Célia Campos.
A abertura de concurso público também é um tema que vem sendo abordado de forma empenhada por Léo Simão e Célia Campos, já que de acordo com ela existe uma necessidade urgente de aumentar o efetivo.
A votação da PEC 07 no Senado foi abordada pelas sindicalistas, que afirmaram estar acompanhado as movimentações em Brasília (DF). Caso aprovado, a PEC irá enquadrar na transposição os servidores contratados pelo Governo do Estado até 1992.
“Temos uma ação judicial que ganhou os direitos até 1991 e agora nós temos a PEC 07 que será colocada em votação, eu sei que todos os sindicatos têm essa pauta, mas sabemos que é luta”, finalizou Léo Simão.
O programa A Voz do Povo é veiculado sempre ao meio dia pela Rádio Caiarí FM 103,3 e transmitido pelo facebook do Rondonoticias.com.br.
CONFIRA NA ÍNTEGRA AS IMAGENS DO PROGRAMA: