Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo encerrou a semana com uma conversa com o Doutor em Filosofia e professor do quadro titular da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Leno Danner.
Questionado sobre a análise filosófica e sociológica referente aos índices de violência dentro do ambiente doméstico no estado de Rondônia, o professor Leno Danner afirmou que essa é uma questão que começa dentro do seio familiar e na forma como os homens são educados no país, isso além da escassez de condição das mulheres em conquistar independência financeira.
“A violência doméstica, sexual ou de gênero, acontece predominantemente dentro de casa, por pais, irmãos, tios. O comportamento masculino tem uma visão impositiva, e que se você pensar na história da nossa civilização vemos o homem desde os seus primórdios assumindo essa postura de dominação perante a mulher. Para mudar isso é necessária muita educação e até uma revolução econômica para dar mais condições às mulheres elevarem de classe social”, disse Leno Danner.
Um ponto curioso da conversa foi a abordagem de um ouvinte questionando ao professor Leno Danner sobre a igualdade de direitos e as ocorrências de homens que são agredidos dentro do ambiente familiar.
“Essa questão não é unidimensional no sentido restrito, mas as pesquisas sociológicas, elas mostram a assimetria com relação a esse tipo de violência. Se você for até o Ministério Público Estadual e realizar uma porcentagem de casos, os que eu analisei até agora, não há nenhum registro de homens que sofrem violência, todos são mulheres vítimas de seus companheiros, ex-companheiros, pais ou irmãos”, afirmou o professor Leno Danner.
O professor ainda garantiu que grande parte do problema da violência doméstica no Brasil é fruto da cultura judaico-cristã ocidental, que coloca que o homem em uma posição de poder sobre a mulher.
“Essa cultura dá a ideia de que o homem é a cabeça e a mulher seria o corpo da relação, várias passagens bíblicas você recebe essa autorização para o homem sempre que tiver sua vontade questionada ou se tiver duvida da identidade da mulher ele tem uma autorização para ser violento”, finalizou o professor Leno Danner.