• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

​ENTREVISTA: Presidente do Cofen fala sobre as adversidades e conquistas dos enfermeiros


Rondonoticias - Pâmela Pimenta

Publicada em: 15/05/2018 17:42:20 - Atualizado

PORTO VELHO, RONDÔNIA - A edição do programa Rondônia em Debate dessa segunda-feira (14), teve como convidado, o professor universitário e presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri, para falar sobre a vida de enfermeiro e as adversidades que esta categoria enfrenta. A pauta da entrevista foi escolhida especialmente para homenagear o dia do enfermeiro, que foi comemorado em todo Brasil no dia 12 de maio.

No bate–papo que teve com o jornalista Arimar Souza de Sá, Neri falou sobre os percalços ultrapassados e sobre sua empreitada para conseguir alcançar um nível de representatividade nacional almejado por muitos.

“Eu comecei como presidente do Coren Rondônia nos anos de 2000 a 2004, e tive oportunidade de fazer um trabalho na instituição eficaz e por este motivo, os outros conselhos de enfermagem notaram as mudanças positivas na organização financeira, administrativa justamente em uma época difícil no setor”, enfatiza.

Neri ainda contou que seu destaque foi realizado de forma gradual, e somente em 2009 com um trabalho árduo, conseguiu ser eleito presidente do Cofen.

“Na verdade, foi graças a esse esforço, que em meados de 2006 foi possível montar uma chapa, sendo eleito conselheiro e de lá para cá, trabalhando e me empenhando nesta missão, em 2009 fui pela primeira vez, eleito presidente do Cofen” relembrou ele.

Questionado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o presidente do Cofen explicou sobre as dificuldades enfrentadas ao representar o Estado de Rondônia em Brasília e se houve preconceitos.

“Até eu assumir a presidência do Cofen, sempre houveram representantes de outros estados, e eu fui o primeiro presidente de um Conselho Federal que era enfermeiro e nascido no Estado de Rondônia. Geralmente as pessoas estranham e ficam surpresas com isso”, destaca.


Breve histórico e possível candidatura

Nascido em Porto - Velho, ele é formado pela Universidade Federal de Rondônia, onde também foi professor por muito tempo. Em Cacoal, diversos profissionais da saúde e da educação já adiantaram que entrariam na campanha, porque acreditam no potencial de Manoel Neri. Além da sua luta sindical, ele possui excelente formação técnica e representa sangue novo e novidade na disputa deste ano.

No entanto, segundo ele sobre a corrida eleitoral ainda há muito para ser definido, e sua maior preocupação atualmente é o trabalho à frente do Cofen, já que foi reeleito por mais três anos.


Categoria

Segundo o Cofen, a categoria atualmente conta com 2 milhões e 72 mil profissionais de enfermagem em todo o Brasil, dividida em três partes: Enfermeiros, técnicos em enfermagem e os auxiliares de enfermagem e a maior concentração está no Estado de São Paulo, onde estão registrados quase 600 mil profissionais.

Já em Rondônia, o número de enfermeiros é de aproximadamente 18 mil e muitos deles reclamam da média salarial, tendo até mesmo dupla jornada de trabalho para suprir as necessidades financeiras. Segundo o presidente do Cofen, o estado é a região onde há o menor salário pago a esses profissionais. No entanto, de acordo com ele, o dia 12 de maio, dia do enfermeiro teve motivos para comemoração, pois muitas conquistas foram alcançadas para categoria em Rondônia.


Fale conosco