Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (14) o secretário estadual de esporte e cultura, Júnior Lopes, para falar sobre as ações desempenhadas à frente da pasta responsável por fomentar todas as atividades esportivas e culturais em Rondônia.
Jogador profissional de futebol por mais de quinze anos, Júnior Lopes desempenhou carreira esportiva recheada de grandes momentos. Através do esporte rodou o mundo, aprendeu três idiomas e disputou torneios como Champions League e o campeonatos nacionais.
De acordo com Júnior Lopes, a secretária vem batendo várias metas no incentivo da cultura e esporte no Estado, entre elas, a reforma do estádio Aluízio Ferreira, que estava paralisada quando ele assumiu a secretaria e agora já está pronto para uso, além do retorno de eventos como Expovel e JIR.
Porém o ponto que mais parece incomodar o secretário é a impossibilidade de investimento no futebol profissional por conta do que ele alega ser uma espécie de marasmo da Federação de Futebol do Estado de Rondônia – FFER, que não apresenta qualquer projeto para o incentivo aos clubes.
“Todas as modalidades estão viajando o país, trazendo medalhas para Rondônia, mas o futebol não. Os clubes precisam desse apoio para a gente se fortalecer, eu acredito muito que é necessária uma transformação, uma revitalização do futebol profissional no Estado. Eu saí há vinte anos atrás e quando retornei o futebol era o mesmo”, disse Júnior Lopes.
A Expovel 2023 foi considerada um sucesso por Júnior Lopes, que ressaltou a geração de emprego promovida com esse evento, além da conquista da gratuidade da festa para toda a população.
“Quando olhamos os números conseguimos ver que tivemos um retorno muito grande em todas as áreas, cultural, social e econômica para a cidade de Porto Velho, o governador Marcos Rocha acertou em cheio nesse evento”, falou Júnior Lopes.
Flor do Maracujá, Duelo da Fronteira, Expovel e torneios de futebol dentro de comunidades são algumas das ações planejadas pela secretaria.