Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Ao menos uma boa notícia para os pequenos e microempreendedores brasileiros: com a criação do 38º Ministério, o do Empreendedorismo e da Micro Empresa, sob o comando de Márcio França, uma das primeiras decisões poderá beneficiar algo em torno de 470 mil destes pequenos negócios no país, entre a cerca de 15 milhões e meio de registros deste tipo de negócio.
Em breve poderá ser anunciada a decisão de ampliar o limite do faturamento anual das MEI (Micro Empreendedor Individual) de 81 mil reais para 144 mil reais, uma batalha que as organizações sindicais (como o SIMPI rondoniense), batalham há longo tempo.
A proposta já foi aprovada no mês passado, pelo Comitê Técnico do Fórum Permanente das Micro Empresas. A partir de agora, começam os passos burocráticos, porque a proposta terá que passar pelo Congresso.
Aliás, na Câmara do Deputados e no Senado, estão engavetados há longo tempo várias propostas que autorizariam o aumento do faturamento anual, mas, claro, jamais andaram. Agora, com a iniciativa do governo federal, pode ser que tudo seja aprovado o mais rápido possível. Algo em torno de 50 mil pequenos negócios de Rondônia seriam beneficiados.