Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
RONDÔNIA -O Rio Madeira, um dos maiores afluentes do rio Amazonas, tem sido alvo de atenção nos últimos dias devido a uma mudança notável em sua coloração.
O que costumava ser um rio com águas escuras típicas da região amazônica, agora se apresenta em um tom verde surpreendente. Os moradores da região estão impressionados com tanta beleza. “Nunca tinha visto o rio dessa cor, está lindo demais, nos faz lembrar do mar” disse, Juliana Silva.
Essa transformação na cor do rio tem sido atribuída principalmente à seca que atinge a região, afetando profundamente o ecossistema.
A professora Madalena Cavalcante da Unir contou que um dos fatores na transformação da coloração do rio é a seca prolongada.
“A água ganha essa tonalidade devido à redução das cargas sedimentares e a criação mais evidente de microalgas, a falta de chuva e a redução do nível também são um dos principais fatores da cor esverdeada e também está ligada aos sedimentos carregados pelo rio nos períodos em que ele está com níveis de água.”
Além disso, a diminuição do fluxo de água do rio também leva à concentração de sedimentos minerais, contribuindo para a coloração verde.
A mudança na cor do Rio Madeira não é apenas um fenômeno estético; ela tem implicações ambientais e socioeconômicas.