Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - Recentemente, diversos cidadãos têm caído em um sofisticado golpe que usa tática enganosas para extorquir dinheiro. Os criminosos se passam por funcionários da receita federal e, por meio do whatsapp, entram em contato com suas vítimas, alegando que há pendencias fiscais que precisam ser quitadas imediatamente.
A receita tem a responsabilidade de arrecadar os tributos federais, assim como administrá-los. Assim, cobra impostos e contribuições de pessoas físicas e também jurídicas.
Ela está presente na vida dos brasileiros por meio de suas agências, nas delegacias, atuam os auditores fiscais e os analistas tributários. São esses profissionais que realizam as atividades principais do órgão.
O golpe geralmente envolve instruções para pagamentos via pix, o que dá aos golpistas uma forma rápida de transferência de fundos. No entanto o dinheiro transferido desaparece na mão dos criminosos.
O delegado Leonildo Camilo, ressaltou a importância de estar sempre atento para evitar cair nesses golpes.
“A receita Federal não envia mensagens via WhatsApp. Todo cuidado é pouco para não cair nessas armadilhas, e se você está lidando com golpe. Denuncie imediatamente para as autoridades.” disse Leonildo
" O órgão não envia boletos ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento por e-mail ou WhatsApp e que também não condiciona a concessão de isenções ou reduções de multas e juros ao pagamento por Pix, a emissão é feita através das plataformas oficiais".