• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 25 de fevereiro de 2024

Rondônia é o terceiro estado do país em doação de órgãos, segundo ABTO

O índice calculou o número de doadores por milhão de habitantes (PMP), na primeira colocação ficou o estado do Paraná...


Redação

Publicada em: 06/12/2023 08:56:49 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO apontou que o estado de Rondônia é o terceiro ente da federação em doação de órgãos nos períodos de janeiro a setembro de 2023.

O índice calculou o número de doadores por milhão de habitantes (PMP), na primeira colocação ficou o estado do Paraná com 43,1 (PMP), seguido por Santa Catarina com 42,1 (PMP) e Rondônia com 32 (PMP).

Em Rondônia os órgãos levados para transplante são encaminhados pela Força Aérea Brasileira – FAB, que mensalmente realiza voos para Brasília levando rins, córneas, entre outros órgãos que ajudam a salvar a vida de pessoas que precisam desse procedimento.

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fim lucrativo, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com a doação e transplante de órgãos no Brasil.


Fale conosco