• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 7 de setembro de 2025

Café Robusta Amazônico recebe título de patrimônio cultural e imaterial de Rondônia


Redação

Publicada em: 06/01/2024 09:43:27 - Atualizado

Foto: Floresta Notícias

RONDÔNIA: Na última quinta-feira (4), o Governo de Rondônia oficializou o reconhecimento do Café Robusta Amazônico como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. A data escolhida coincide com o aniversário da instalação de Rondônia.

Luciano Brandão, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), destacou a relevância desse reconhecimento para a cultura estadual.

"O café robusta tem se destacado como uma variedade especial. O Governo do Estado, por meio de instituições como Seagri, Idaron e Emater, tem trabalhado nessa cadeia produtiva, fornecendo mudas melhoradas, assistência técnica e orientação para que nossos produtores possam produzir com qualidade e sustentabilidade. Esse reconhecimento do nosso café ocorre através do Concafé, um Concurso de Qualidade no Estado de Rondônia, onde os produtores têm como meta produzir café de qualidade".

Brandão também ressaltou que, com a valorização do café no estado, os robustas amazônicos têm ganhado reconhecimento nacional e internacional.

"Há alguns anos, nosso café era considerado de baixa qualidade, mas hoje temos baristas nacionais e internacionais procurando os robustas amazônicos para distribuição e oferta nos principais mercados consumidores, nas principais cafeterias do Brasil e do mundo".

Os robustas amazônicos são fruto do cruzamento das variedades de café Conilon e Robusta, cuidadosamente selecionadas. A qualidade da bebida resultante desse processo rendeu a ele a primeira Indicação Geográfica com Denominação de Origem (DO) para café canéfora sustentável.

O relatório do Exame de Mérito realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) descreve o perfil sensorial do café como: doce, chocolate, amadeirado, frutado, especiaria, raiz e herbal. Uma nova perspectiva sensorial com características específicas dos cafés canéfora.

Além disso, empresários de 11 países participam da 3ª rodada do Exporta Mais Brasil, em Cacoal (RO), até 2 de setembro, onde o destaque é o café Robusta Amazônico, segundo os organizadores do evento.


Fale conosco