• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Após escândalo do diploma falso, nova reitora da UNIR será empossada nesta sexta

A cerimônia, marcada para as 09h30, acontecerá no Auditório Amizael Gomes da Silva, na Assembleia Legislativa de Rondônia.


Rondonoticias e Ascom UNIR

Publicada em: 07/03/2024 15:26:59 - Atualizado

Marília Pimentel foi escolhida por estudantes como nova reitora da Unir — Foto: Reprodução

PORTO VELHO, RO: Na manhã desta sexta-feira (08/03), mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a professora Marília Pimentel será oficialmente empossada como a nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em uma sessão Solene do Conselho Universitário (Consun). A cerimônia, marcada para as 09h30, acontecerá no Auditório Amizael Gomes da Silva, na Assembleia Legislativa de Rondônia, e contará com a presença de conselheiros da universidade e membros da comunidade acadêmica.

A nomeação da professora Marília Pimentel para o cargo de Reitora ocorreu por meio de ato da Presidência da República, em 29 de fevereiro, para um mandato de quatro anos, iniciando em 07 de março de 2024. A transmissão do cargo será realizada pelo professor Juliano Cedaro, vice-reitor da UNIR, que esteve no exercício da Reitoria desde abril de 2023.

A escolha da nova gestão superior da UNIR envolveu um processo democrático, iniciado em novembro de 2023, com a consulta à comunidade acadêmica. A professora Marília Pimentel foi eleita vencedora para o cargo de Reitora, representando os três segmentos universitários: alunos, professores e técnicos administrativos. A eleição foi seguida pela votação no Conselho Superior Universitário, que elegeu os nomes para compor a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC) e, posteriormente, à Presidência da República.

RELEMBRE O CASO DO DIPLOMA FALSO

A posse da nova reitora acontece dias após, a vice-reitora, Viviane Ricciotti, renunciar ao cargo, quando virou alvo de investigação por ter apresentado um falso diploma de 'Doutora em Ciências' pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo informações da Unir, a instituição foi notificada no dia 29 de fevereiro sobre possíveis "inconsistências" no diploma de doutorado apresentado por Viviane durante o processo de eleição para o cargo de vice-reitora.

No mesmo dia, a Universidade de Rondônia entrou em contato com a UFRGS para verificar o registro e a autenticidade do diploma.

Em resposta, a Unir decidiu adotar medidas apropriadas, incluindo a vacância do cargo de vice-reitora, após receber a notificação da UFRGS.


Fale conosco