• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

Rondônia Rural Show Internacional tem cursos profissionalizantes voltados à piscicultura e frigorífico

Está sendo ofertado o Curso Noções Básicas de Boas Práticas de Fabricação em Piscicultura para duas turmas, no turno da manhã e uma à tarde


SECOM

Publicada em: 20/05/2024 10:19:00 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A partir desta segunda-feira (20), o público da Rondônia Rural Show Internacional, que este ano traz o tema “Agricultura da Amazônia” pode participar, gratuitamente, de cursos voltados à piscicultura e frigorífico, que serão ofertados todos os dias da programação do maior evento do agronegócio do Norte do país, que vai acontecer de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas para os dois cursos. As inscrições podem ser feitas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-rondonia-rural-show-internacional-inscricoes-abertas-20-a-25-5/

Para esta segunda-feira, está sendo ofertado o Curso Noções Básicas de Boas Práticas de Fabricação em Piscicultura para duas turmas no turno da manhã e uma à tarde. No período vespertino terá, ainda, o Curso Noções Básicas de Boas Práticas de Fabricação em Frigorífico. Pela manhã, os horários dos cursos são das 8h às 9h30 e das 9h30 às 11h. No turno da tarde, os horários dos cursos serão: das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. As aulas são ministradas na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura.

APRESENTAÇÃO

Já no Espaço Interativo e Dialógico do Idep acontece nos turnos manhã e tarde, a apresentação Realizando Sonhos, Concretizando Profissões, cujo objetivo é divulgar o papel da instituição de ensino no fortalecimento e expansão da educação profissional. Os horários das palestras são: das 9h às 10h e das 14h às 15h. As inscrições podem ser efetuadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-rondonia-rural-show-internacional-inscricoes-abertas-20-a-25-5/

Para o governador Marcos Rocha, a oferta de cursos voltados a ocupações do agronegócio é fundamental porque o segmento, que é o carro-chefe da economia rondoniense, precisa de mão de obra qualificada, tendo em vista os novos investimentos previstos para chegar ao estado. “Rondônia vem se destacando como maior produtor de peixes redondos em cativeiro do Brasil. Só em 2023, produziu mais de 57 mil toneladas de Tambaqui”, enfatizou o governador, ressaltando que, o segmento de frigorífico segue no mesmo ritmo de crescimento.

CAPITAL

O Espaço Idep intensifica a qualificação de quem quer colher frutos de uma carreira de sucesso no campo; na zona urbana a instituição de ensino oferece cursos conforme a vocação econômica de cada município.

Na Capital, por exemplo, muitos alunos estão optando pela área de informática com objetivo de crescer profissionalmente, no setor de serviços e gestão, seja na iniciativa privada ou no Poder Público. O estudante João Filipe Rodrigues Rocha, de 20 anos, está fazendo o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

“Já fiz o curso de inglês no Idep e posso fazer um curso universitário na área de informática. Com esses conhecimentos terei muitas oportunidades de conseguir um emprego diante do avanço tecnológico”, planeja o jovem que mora no Bairro Nacional.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a programação de cursos leva em consideração as tendências do mercado de trabalho, para que o formando não perca tempo na sua vida profissional. “Estamos preparando jovens em início de carreira e trabalhadores já na ativa para abraçarem as novas oportunidades com empreendedorismo e inovação ”, concluiu.


Fale conosco