• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de julho de 2024

Expansão global do Tambaqui de RO é pauta de reunião entre Marcos Rocha e ministro

Em mais um desdobramento da política de promoção e consolidação da piscicultura rondoniense...


Assessoria

Publicada em: 15/06/2024 10:44:14 - Atualizado

Foto: Assessoria

RONDÔNIA: Em mais um desdobramento da política de promoção e consolidação da piscicultura rondoniense, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, se reuniu nesta quinta-feira (13) em Brasília, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho, para debater a abertura de mercados internacionais para os pescados amazônicos do estado. A agenda visou, especificamente, expandir as exportações para o Reino Unido e a União Europeia.

Durante o encontro, Marcos Rocha destacou o imenso potencial de mercado que Rondônia possui, enfatizando a qualidade do pescado local, especialmente o Tambaqui. "O potencial do Tambaqui no mercado internacional é enorme, e nossa participação em eventos como a Seafood Expo North America, em Boston, nos Estados Unidos, e a Seafood Expo Global, em Barcelona, têm sido demonstrações da força do nosso Tambaqui no cenário mundial", afirmou o governador, sublinhando o sucesso da piscicultura rondoniense.

Foto: Assessoria

O governador e o ministro firmaram ações conjuntas envolvendo o governo do estado, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de identificar as melhores formas de investimento governamental. O ministro comprometeu-se a enviar técnicos do MPA para participar de encontros com o setor produtivo em Rondônia, conforme agenda estabelecida pelo governador.

Foto: Assessoria

Marcos Rocha evidenciou que, esses esforços são parte de uma agenda mais ampla para reafirmar o potencial de Rondônia na produção de peixes, corroborado pelos números crescentes alcançados pelos produtores estaduais nos últimos anos. Ele acredita que Rondônia possui as condições ideais para que o Tambaqui rondoniense se torne um símbolo nacional.

De acordo com Rocha, em 2022 Rondônia produziu 65,5 mil toneladas de Tambaqui, consolidando-se como um dos maiores produtores nacionais. O estado utiliza viveiros semi-intensivos para a criação do peixe, o que resulta em uma proteína de alta qualidade.


Fale conosco