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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
O Material Dourado, recurso pedagógico amplamente utilizado para o ensino dos conceitos matemáticos, foi aplicado junto aos alunos do 5º ano do colégio SESI de Pimenta Bueno. A proposta surge na aplicação da matemática básica e os estudantes se concentram e distribuem, organizam e manipulam os blocos, hastes e cubos que compõem o material didático diferenciado.
Segundo a professora regente da turma Laura Lúcio, o material dourado é extremamente eficaz para a visualização matemática, pois facilita a compreensão de operações como adição, subtração, multiplicação e divisão. Ele permite que os estudantes tenham uma percepção concreta dos conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais intuitivo e menos memorístico.
“Por meio da manipulação dos blocos, os estudantes podem verificar e corrigir seus próprios raciocínios, promovendo um aprendizado autônomo e colaborativo. Esse tipo de atividade também desenvolve habilidades importantes como a coordenação motora, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas”, explicou a professora.
Nessa prática educacional, é evidente a importância de proporcionar aos alunos experiências práticas e visuais, que são fundamentais para um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos matemáticos. “O uso do material dourado, portanto, se mostra uma estratégia eficaz e engajante dentro do ambiente didático, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, reforçou a professora Laura.
Durante a atividade, os alunos são incentivados a trabalhar em grupos, o que promove a interação social e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. A troca de ideias e a colaboração são elementos essenciais nesse processo, pois os alunos aprendem uns com os outros, compartilhando diferentes abordagens e soluções para os problemas matemáticos apresentados.
Para a pedagoga Renata Gaede, os professores desempenham um papel crucial ao orientar as atividades, oferecendo suporte, esclarecendo dúvidas e encorajando a autonomia dos alunos. “Eles observam atentamente o progresso de cada grupo, intervindo apenas quando necessário, para guiar o raciocínio sem fornecer respostas prontas. Esse método de ensino promove a confiança dos estudantes em suas próprias capacidades e estimula o pensamento crítico”, ponderou.
Diógenes Pierre, gerente da Unidade, acrescenta que a atividade realizada na biblioteca do colégio exemplifica como o uso de recursos pedagógicos pode transformar a experiência de aprendizagem. “Com esses métodos práticos, colaborativos e visualmente estimulantes, os alunos desenvolvem não apenas habilidades matemáticas, mas, também, competências essenciais para seu crescimento intelectual e social. Essas experiências educacionais enriquecedoras são fundamentais para formar indivíduos capazes de pensar de maneira crítica, resolver problemas de forma eficiente e trabalhar bem em equipe, preparando-os para os desafios futuros dentro e fora da sala de aula”, declarou.