Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Educadores das unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de todo o Brasil se reuniram em Brasília para participar do encontro do Núcleo de Formação Docente e Mentoria, organizado pelo Departamento Nacional do SESI. Representando Rondônia, estiveram presentes Marcela Xavier, especialista em educação da Coordenação de Ensino Básico e Profissional (CEBEP), Aline Souza, coordenadora pedagógica, e Silvio Luiz Vichroski, professor de robótica da unidade de Vilhena.
O Núcleo de Formação Docente e Mentoria tem como objetivo aproximar os professores dos materiais didáticos e recursos pedagógicos disponíveis na rede SESI de ensino. Durante o evento de três dias, coordenadores e docentes de Educação Tecnológica dos Departamentos Regionais de todo o país se reuniram para aprimorar suas práticas e conhecimentos. Este encontro marcou o encerramento do primeiro ciclo de formação do núcleo, que desde março vem promovendo encontros com professores de diversas áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento contínuo de suas competências e habilidades, bem como a melhoria na aprendizagem dos estudantes.
Entre os temas abordados no encontro, destacaram-se o Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (PASSE), a Plataforma Plural, a Educação Tecnológica e a Inteligência Artificial. Cada sessão de formação realizada pelo Departamento Nacional do SESI busca disseminar o conhecimento adquirido através da mentoria, permitindo que os educadores compartilhem suas experiências e inovem em suas práticas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pela equipe do Centro SESI de Formação.
Marcela Xavier enfatizou a importância desses encontros para fortalecer o apoio ao trabalho dos professores e suas práticas pedagógicas. “Quando o professor leva inovação para a sala de aula, isso se reflete na aprendizagem significativa de nossos estudantes”, afirmou Marcela Xavier.
O professor Silvio Luiz Vichroski destacou o valor das capacitações oferecidas pelo núcleo de docência e mentoria, ressaltando que elas proporcionam experiências imersivas tanto práticas quanto teóricas. “Nesses encontros, nos aprofundamos no material didático e compartilhamos conhecimentos e experiências. Por ser um ambiente de aprendizado contínuo, o Centro e as capacitações incentivam a melhoria da qualidade do ensino, resultando em um crescimento eficaz das habilidades e competências dos docentes”, comentou Silvio.