Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, deverá anunciar nos próximos dias a liberação de um auxílio emergencial para os pescadores de Rondônia, visando mitigar os impactos da estiagem e seca severa que afeta toda a bacia amazônica.
A informação foi confirmada pelo próprio ministro durante uma reunião com o advogado da Federação dos Pescadores e Aquicultores de Rondônia, Célio Lopes, que protocolou oficialmente o pedido no Ministério da Pesca na última terça-feira, 17 de julho.
"A seca severa já é uma realidade neste ano. Estamos monitorando seu agravamento em toda a bacia amazônica e já temos pareceres técnicos que indicam a necessidade de adotar medidas de socorro aos pescadores e comunidades ribeirinhas", afirmou André de Paula.
Célio Lopes destacou que Rondônia foi o primeiro estado a mobilizar-se em busca de medidas emergenciais para socorrer os pescadores. "Já havíamos apresentado esse pedido ao Ministério da Pesca e agora viemos a Brasília para conversar pessoalmente com o ministro André de Paula, demonstrando que a situação é emergencial e requer o auxílio do governo federal", explicou Lopes.
O Secretário Nacional da Pesca, Expedito Neto, ex-parlamentar rondoniense, reforçou que a liberação do auxílio emergencial depende apenas da emissão do parecer técnico e que a articulação social, de classe e política também será fundamental para a decisão do governo.
"Essa articulação dos pescadores, por meio do advogado Célio Lopes, tem um peso significativo e faz toda a diferença. Na seca passada, não tivemos essa mobilização e, por conta disso, os pescadores ficaram sem o auxílio emergencial", detalhou Expedito Neto.